CUBA (2) – Explorando Havana Velha

Postado em Atualizado em

Catedral de HavanaA melhor maneira de conhecer Havana é andando, vasculhando becos, bares, feiras, museus e casarões. Para não cansar mais do que deve, organize com antecedência cada passeio. Compre um guia ou um mapa — nos hotéis há bons mapas, muitos de cortesia — e trace um roteiro a partir da quantidade dos dias em que pretende ficar na cidade.

O ideal é ao menos dois dias para cada uma das quatro mais movimentadas regiões: Habana Vieja (Havana Velha), Centro, Vedado e Plaza. Em todas há prédios históricos, museus, bons restaurantes, bares charmosos e gente atraente.

Como há muito a ver, fotografar e conversar, acorde cedo e tome um café reforçado. A moderna rede hoteleira de Havana oferece ótimas refeições, além de amplos e confortáveis quartos. A maioria, de redes européias, que com o baixo custo da mão-de-obra e vantagens oferecidas pelo governo cubano conseguem manter serviços de padrões internacionais com tarifas relativamente baratas.

cuba-carta2Comece o tour por Habana Vieja. Com calçado confortável e roupas leves, entre pela Plaza de la Catedral. Fechada por prédios coloniais nos quatro lados, tem acesso por três ruelas. A praça é cercada pela Catedral de San Cristóbal, pelo Museo de Arte Colonial, Palacio del Conde e Palacio de los Marqueses de Arcos, além do restaurante El Patio.

A rua, exclusiva dos pedestres, é feita de pequenos blocos de pedra. Nas calçadas, também de pedra, artistas locais produzem e exibem suas obras, como pinturas em telas e desenhos de nanquim ou guache. A paisagem serve de modelo.

Mojitos

La BodeguitaQuase na esquina com a Catedral, fica o mais famoso bar cubano. O La Bodeguita del Medio ganhou o mundo por meio do seu mais ilustre freqüentador, o escritor norte-americano Ernest Hemingway. Ele sempre exaltou o mojito (bebida típica cubana, feita de rum, suco de limão hortelã, água e gelo) do La Bodeguita. Hemingway tem razão. Mesmo na ilha, é difícil encontrar igual.

bodeguitaA atmosfera do Bodeguita também é única. Os balcões, cadeiras, mesas e paredes revestidas de madeira são os mesmos da época de Hemingway. As partes das paredes sem a madeira são cobertas de nomes e mensagens, escritas a caneta pelos visitantes.

Os preguiçosos ventiladores não conseguem esfriar o clima festivo, que esquenta ainda mais com a entrada de um grupo musical. O cliente pode desfrutar até de música popular brasileira. Os cubanos conhecem a maioria dos nossos compositores e intérpretes. Eles admiram Chico Buarque, Gilberto Gil, Djavan, Caetano Veloso.

About these ads

12 comentários sobre “CUBA (2) – Explorando Havana Velha

    [...] Explorando Havana Velha [...]

    Anônimo disse:
    06/09/2011 às 21:27

    meu sonho é conhecer cuba, espero acabar meu medo de voar, logo que isso aconteça estarei lá se Deus quizer

    lindalva genuino da silva dá disse:
    06/09/2011 às 21:26

    meu sonho é conhecer cuba, espero acabar meu medo de voar, logo que isso aconteça estarei lá se Deus quizer

    homero fonseca disse:
    16/08/2010 às 13:44

    É MEU SONHO, VISITAR A ILHA ANTES DA MORTE DE FIDEL. CONHECER HAVANA VELHA E O QUE RESTOU DO BUENA VISTA SOCIAL CLUB. EM ESPECIAL CONHECER ALGUM DESCENDENTE DE COMPAY SEGUNDO. QUERO PERAMBULAR PELAS RUAS ANTIGAS DE HAVANA, E AMANHECER EM SEUS CAÍS. BEIJOS HAVANA.

    LUCIO MELO disse:
    03/01/2009 às 23:38

    E AI CAMARADA ROSENIL NÃO VI SEU COMENTARIO ABRAÇO FRATERNO LUCIO SUZANO

    Iva Pinheiro disse:
    13/12/2008 às 19:05

    CUBA TE AMO AM AMO AMO OS CUBANOS, QUADO EU FOT , QUERO DANÇAS MUIYO NAS BODEGUITAS NAS ESQUINAS TOMAS MUITOS MOJITOS E SER FELIZ E BEIJAR MUITOS CUBANSO, EU MERRÇO

    Iva Pinheiro disse:
    13/12/2008 às 19:00

    Amo Cuba, meu sonho é ir lá, antes que nosso amado FIDEL VÁ O ANDAR DE CIMA, MAS ELE É LEGAL MINHA PREVISÃO É IR ATÉ MARÇO, CONHEÇO CUBA ATRAVÉS DOS FILMES “BUENA VISTA SOCIAL CLUBE, CUBA FELIZ, AFRO CUBAN, FIDEL E OS CDS DESA TURMA QUE QUANDO LANÇA COMPRO, QUERIA SABERT MAIS D VIDA DO IBRAHIM FERRER E SEUS FILHOS E NETOS SE SEGUIRAM A CARREIRA DELE. CUBA É UM PAÍS ÚNICO E PELO SIM PELO MÃO OS IDIOTAS AMERICANOS ESTÃO FORA, AINDA QUE VOLTEM MAS PARA ISSO TERÃO QUE PASSAR POR CIMA DELE APÓS SUA MORTE, ABAIXO ESSES IDIOTAS QUE SO FIZERAM BEM EM PRESERVAR ESSA MARAVILHA QUE SE CHAMA CUBAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA AMO TODOS OS CUBANOS

    Renato Alves respondido:
    17/11/2008 às 18:03

    Pois vá, antes que Fidel se vá!

    Dante disse:
    17/11/2008 às 17:33

    Muito legal o blog! Tanto os textos quanto as fotos! Por coincidência, vi hoje “O Poderoso Chefão II”. Parte do filme se passa na Cuba pré-Fidel. Deu vontade de ir lá…

    Goulart disse:
    17/11/2008 às 11:46

    Habana Vieja também abriga uma belísssima feira de artesanato local. Há carrinhos e cocotáxis (um triciclo motorizado, melhor meio de transporte para turistas) feitos em papel machet. Também há boinas e chapéus dos revolcionários, trabalhos em argila e lindas caixas de charuto. Tudo muito barato.

    Marina disse:
    17/11/2008 às 09:36

    Cara, amei o blog. Só não curti muito a Bodeguita del Medio. Muito artificial, Mojito caro e feito desleixadamente. Amei o Floridita, também imortalizada por Hemingway, mas por seus daiquiris. Caro, verdade. Mas delicioso. Vale cada CUC gasto.

    “Mis mojitos en La Bodeguita y mis daiquiris en El Floridita”

    Ernest Hemingway

    Diego: Fidel você pode encontrar em qualquer esquina habanera…

    Abraço,
    Marina

    Diego disse:
    16/11/2008 às 15:34

    Quero saber onde encontro Fidel!!

    Ótimo blog, longa vida a ele.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s