Brasília, 49 anos — Imagens da construção

Posted on Updated on

Esplanada dos Ministérios com Catedral à frente

Brasília é sede, nesta terça-feira (21), de uma superfesta de aniversário com 18 horas de eventos. Ela vai reunir artistas de renome nacional, atletas em competições esportivas e mais de 5 mil cavaleiros para uma cavalgada na Esplanada dos Ministérios, além de cerca de 1,2 milhão de pessoas que devem conferir as atividades desde as 7h. E há 49 anos, como foram as comemorações da mudança da capital, do Rio de Janeiro para o Planalto Central?

Congresso Nacional em construçãoDesde fevereiro de 1957, 50 mil candangos trabalharam dia e noite na construção dos monumentos de Brasília para que tudo estivesse pronto no dia 21 de abril de 1960. O esforço para a concretização do sonho do então presidente Juscelino Kubitschek deu certo e tudo ocorreu conforme o planejamento.

Os festejos da inauguração de Brasília começaram na noite de quarta-feira, 20 de abril, com uma missa campal celebrada pelo cardeal dom Manuel Gonçalves Cerejeira, no Palácio do Planalto. Segundo a edição histórica da revista Manchete, de 21 de abril de 1960, a celebração contou com as badaladas do mesmo sino que anunciou a morte de Tiradentes em 1792, também no dia 21 de abril.

(Veja reportagem completa aqui)

Eixo Monumental em construção

13 thoughts on “Brasília, 49 anos — Imagens da construção

    Eduardo Contrera said:
    14/04/2013 às 00:36

    Meu avô trabalhou na construção do Palácio do Planalto. Ele era mestre de obras. Era amigo de Oscar Niemeyer. Incrível como ficou linda a obra. Lá nasceu minha mãe. Depois vieram pra Campinas – SP onde estamos até hoje. Me interesso por fotos da época. Se alguém tiver e puder me enviar serei muito grato! eduardocontrera@hotmail.com

    Anônimo said:
    13/06/2012 às 18:50

    errado!! muita gente morreram e ninguém lembra dessas pessoas.

    mboczko said:
    11/06/2010 às 10:09

    Infelizmente o preço da construção de Brasília foi muito alto, nossa população pagou e pagou muito, muito caro por este e por outros desmandos. A década perdida de 1980 é consequencia dos gastos astronômicos de JK e do regime militar. Valeu a pena?

    KAROL said:
    13/11/2009 às 08:13

    Nossa Show de bola
    É muito maneiroo
    Brasília é umas das melhores cidades mas belas do Brasil
    Parabéns!!!!!!!!!

    LUANA D KTA said:
    13/11/2009 às 08:08

    OW BRÁSÍLIA E MTO LINDA
    PARABENS PRO JK

    LA E LINDO MTO LINDO
    E XIQUE
    EU VOU LA NAS FERIAS

    SABRINA said:
    13/11/2009 às 08:06

    EU ACHO BRASÍLIA SHOW DE BOLA ,MTO XIQUE E
    MANEIRO
    EU JA FUI LA

    Cordeiro said:
    10/11/2009 às 21:48

    Brasilia é muito bonit,mais nos passar dos anos ela desenvolveu-se de forma desplaneja da.

    João said:
    10/11/2009 às 21:45

    Parabéns a JK!!!

    ..... said:
    23/09/2009 às 19:09

    adoreeeei as postagens super interesante ;D

    Renato Alves responded:
    22/09/2009 às 13:38

    Sr. José Ribamar, muito obrigado pela visita e a oferta. Por favor, me mande um e-mail (renato.alves.bsb@gmail.com) com os contatos. Me interesso muito pelas fotografias.

    josé ribamar said:
    21/09/2009 às 20:26

    estou com 12 fotos de brasília ,estou querendo doá-las mande resposta.

    leticia said:
    15/06/2009 às 16:37

    que massa eim adoro brasilia

    Anônimo said:
    03/06/2009 às 15:20

    muito show

Deixe um comentário

