Todas as atrações da Praça Vermelha

Postado em

Moscou - Geral da Praca Vermelha

Moscou - Catedral de Sao BasilioEliane Moreira (texto) e Renato Alves (fotos)

No coração da capital moscovita, a Praça Vermelha já foi palco de execuções, de passeatas comunistas, já serviu de passarela para desfiles militares soviéticos. Nela está exposto à visitação o corpo do líder da revolução russa, Vladimir Lenin. Mas, ao contrário do que se pensa, seu nome não é uma referência à cor símbolo do comunismo. Krasnaya Ploschad, como foi batizada em russo, pode tanto significar Praça Vermelha quanto Praça Bela.

Sua atração mais conhecida, a catedral de São Basílio (foto ao lado)está para Moscou como a Torre Eiffel está para Paris.

O templo foi construído por ordem de Ivan, o Terrível, para comemorar a retomada da cidade de Kazan do poderio dos tártaros. Reza a lenda que, após pronta, Ivan mandou cegar seu arquiteto para que São Basílio permanecesse única em sua beleza.

Moscou - Muralha do KremlimMausoléu

Parte da Praça Vermelha é delimitada pelas muralhas do Kremlin (foto ao lado), sede do governo russo e berço da cidade de Moscou (que merece um post a parte, a ser publicado brevemente).

Ao lado dessas muralhas foi erguido o mausoléu para descanso eterno do mais conhecido revolucionário bolchevique (veja post anterior).

Não é só Lenin que repousa por lá. Entre as muralhas e o mausoléu, outros ilustres personagens da história russa estão enterrados, como o ditador Josef Stalin e o grande herói nacional, o cosmonauta Yuri Gagarin, o primeiro ser humano a viajar pelo espaço.

Moscou - Shopping GUMDesafiando os líderes comunistas, do outro lado da Praça Vermelha, um luxuoso edifício abriga lojas ainda mais luxuosas. É o shopping GUM (foto ao lado), antigo mercado municipal de Moscou. Mesmo que você não tenha um cartão de crédito platinado, a visita ao GUM vale a pena por sua arquitetura.

A arquitetura também é a atração do Museu Histórico Nacional (foto abaixo), ao norte da Praça Vermelha. Construído no fim do século 19, o prédio abriga acervo que conta a história da Rússia. Pode ser visitado de quarta a segunda-feira, das 11h às 19h.

Após conhecê-la, fica difícil não acreditar que a verdadeira intenção dos russos ao batizar a Praça Vermelha era fazer justiça à sua estonteante beleza.

Moscou - Fachada do Museu Historico Nacional

 

About these ads

4 comentários sobre “Todas as atrações da Praça Vermelha

    Felix Lemos disse:
    14/10/2012 às 21:55

    Estive dias atras, o mausoléu esta fechado pra visitação , deve ser pra alguma profilaxia, também a praça com um monte de spots gigantes sendo montados, vira e mexe tem suou por lá.

    Eliane disse:
    15/09/2009 às 15:30

    A arquitetura a que me refiro é a do belo edifício que sedia o museu, que atrai as lentes dos milhares de turistas que invadem a Praça Vermelha. Mas, sem dúvida, outra grande atração é seu acervo, especializado na história e na cultura do povo russo.

    Eliane

    para kazan disse:
    13/09/2009 às 20:48

    A arquitetura também é a atração do Museu Histórico Naciona ????

    Chico Maia disse:
    10/09/2009 às 20:00

    Parabéns Renato, parabéns Eliane, ótimas fotos, ótimos textos, e tenho certeza, fizeram uma grande viagem.
    Abraço,
    Chico Maia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s