Lisboa – Todo o charme de Alfama

Alfama vista do Miradouro Santa Luzia

Portão da Catedral da SéEliane Moreira (texto) e Renato Alves (fotos)

Passear por Alfama, o bairro mais pitoresco de Lisboa, é percorrer ruas íngremes. Por isso, bondinhos que cruzam a cidade são bem vindos nessa região. Mas se você tiver fôlego e preferir ir a pé, também não se arrependerá.

No caminho do Castelo de São Jorge, mais concorrida atração turística do bairro, vale uma parada na Catedral da Sé. De estilo predominantemente gótico, o maior atrativo está do lado de fora: nos intervalos das missas, velhinhos portugueses preguiçosamente conversam ente si e em meio a visitantes, lojinhas de souvenir e bondes do início do século passado.

Igreja de Santa LuziaSuba mais um pouco e descubra a Igreja de Santa Luzia. Localizada ao lado de um mirante, de onde se tem uma bela vista de Alfama, essa igreja impressiona por dois painéis de azulejos laterais, que representam a Praça do Comércio e a ocupação de Lisboa pelos mouros.  E também pelo terraço, onde o viajante pode descansar em uma cafeteria antes de continuar subindo as ladeiras.

Castelo de São JorgePróxima parada, Castelo de São Jorge. Uma visita imperdível, pela vista que se tem de toda Lisboa, e pelo valor histórico. Mas não espere muito dessa imponente engenharia de pedra, que já serviu de proteção a romanos, muçulmanos e cristãos. Além da vista panorâmica, alguns canhões e estátuas são as únicas referências medievais dentro das muralhas.

Se bater a fome, Alfama é cheio de restaurantes espalhados por suas ladeiras. Lá você pode encontrar o famoso bacalhau português, com muito, mas muito azeite, a partir de 7€. Uma pechincha em terras européias.

Anúncios

Um comentário em “Lisboa – Todo o charme de Alfama

  1. Não gosto nadinha de bacalhoada, mas o texto da Eliane está de lamber os beiços. Uma delícia! Parabéns e vida longa às psicólogas blogueiras.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s