Lisboa – Do Bairro Alto a Belém

Vista do Elevador Santa JustaEliane Moreira (texto) e Renato Alves (fotos)

A melhor maneira de chegar ao Bairro Alto é ir até a Baixa e subir pelo Elevador de Santa Justa. Um dos monumentos mais charmosos do centro de Lisboa, o elevador tem duas cabines de madeira que remetem ao início do século passado. A lotação (15 pessoas) é rigorosamente observada pelos ascensoristas.

Ao desembarcar, o turista tem duas opções: ir direto ao Bairro Alto, ou subir dois lances de escada que levam ao topo do Santa Justa. Deixe a fobia de altura de lado e suba para contemplar mais essa vista de Lisboa. Há um café lá em cima, mas se a fome e a sede forem suportáveis, espere para fazer um lanche no Bairro Alto, onde os preços são mais em conta.Café no Bairo Alto

Também porque no Bairro Alto há gostosas praças rodeadas por cafés, bares e restaurantes. Uma dessas praças abriga o Miradouro de São Pedro, agradável por seus bancos, azulejos e flores. Aproveite para visitar a Igreja de São Roque. Uma das mais belas igrejas de Lisboa, seu altar e suas capelas laterais são cobertos por detalhes em ouro. Provavelmente extraído do Brasil colônia.

Mas a grande atração do Bairro Alto é sua vida noturna. À noite os mesmos cafés, bares e restaurantes atraem, assim como suas casas de fado, turistas e boêmios lisboetas.

Encantos de Belém

Torre de BelémSeja por seus famosos pastéis de nata, açúcar e canela, seja por seus importantes monumentos, o bairro de Belém, bem distante do centro histórico da capital portuguesa, concentra as atrações de maior destaque de Lisboa. Às margens do Rio Tejo, o Padrão do Descobrimento e a Torre de Belém são referências a um passado glorioso da navegação e conquistas lusitanas.

Padrão do DescobrimentoSob a forma de uma caravela, o Padrão do Descobrimento é uma homenagem aos navegadores que expandiram o domínio lusitano pelo mundo. Nas laterais do monumento, estátuas de heróis portugueses como Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral, Luís de Camões têm à frente o infante D. Henrique, que também era navegador. No chão, esculpida em mármore, uma gigantesca rosa dos ventos representa as rotas e as conquistas portuguesas. Supertições da época também estão simbolizadas por sereias e monstros marítimos.

Fachada do MosteiroMais adiante, a Torre de Belém mostra ao mundo que o conquistador também temia ser conquistado. Erguida à época dos descobrimentos, a fortaleza era uma tentativa de defender a cidade do ataque de embarcações estrangeiras. A torre tem seis pavimentos, com capela, sala de audiências e um claustrofóbico porão que serviu de masmorra a presos políticos.

Interior do MosteiroA religiosidade também tem seu lugar em Belém. Patrimônio da humanidade, o Mosteiro dos Jerônimos impressiona pelo tamanho e arquitetura. O acesso à sua igreja é gratuito, e lá estão os túmulos de Vasco da Gama e Luís de Camões. Já para ver o de Fernando Pessoa é preciso pagar para entrar no mosteiro e em seus jardins.  Vale cada euro.

 

Anúncios

6 comentários em “Lisboa – Do Bairro Alto a Belém

  1. João, muito obrigado pela visita. Esperamos que se torne um visitante costumaz.

    Sabemos sim que Portugal não é só Lisboa. Tanto que fizemos questão de visitar Sintra e voltamos de lá encantados.

    Tenha paciência. Logo terá texto e fotos dessa cidade maravilhosa.

    Curtir

  2. Entrei por acaso neste blog quando procurava informação sobre o “Dia D” na Normandia e não resisti a abrir “Portugal” que achei com uma boa descrição de Lisboa, mas é minha obrigação lembrar que Portugal não é só Lisboa e temos muito mais para apreciar, como a muito bela vila de Sintra a apenas 25 Km de Lisboa. Para quando uma visita mais profunda a este cantinho europeu? Desculpem o meu patriotismo e vou continuar a segui-los. Felicidades.

    Curtir

  3. Ai, ai, ai… O que é que eu tô fazendo aqui? Quero tomar umas Sagres geladas em Alfama!!!!!!! Mandou bem, dona Eliane!!!!!

    Curtir

  4. Lili, muito bom seu texto. Adorei de verdade, acompanhado com as fotos do Tuca (Renato) ficou ainda melhor. Vocês dois estão de parabéns. O blog tá espetacular…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s