Roteiro Gastronômico da Estrada Colonial (GO)

municipio é patrimônio da humanidade
Centro histórico da Cidade de Goiás: município é patrimônio da humanidade

História e culinária. Essa é a receita do Roteiro Gastronômico da Estrada Colonial, composto por 82 empreendimentos localizados entre a Cidade de Goiás – mais conhecida  como Goiás Velho, foi a primeira capital goiana – e Formosa (GO), com 500km de extensão.

O trecho faz parte da Estrada Colonial, a mais antiga rota oficial da história do Brasil, tendo, ao todo, 750km, desde a Cidade de Goiás até o Parque Nacional Grande Sertão Veredas, em Minas Gerais.

A oficialização da Estrada Colonial data de 1.736, ano em que a Coroa Portuguesa criou registros e postos fiscais no trajeto para controlar a circulação do ouro e cobrar impostos, ligando a primeira capital goiana a Salvador, que era a capital do país.

No caminho por onde circulavam as mercadorias, foram surgindo povoados, que hoje fazem parte do Distrito Federal e da região do Entorno.

O roteiro de restaurantes propostos abrange a Cidade de Goiás, Itaberaí, Jaraguá, Pirenópolis, Corumbá, Cocalzinho, Brazlândia, Sobradinho, Planaltina e Formosa.

Fazem parte do roteiro lugares como a Fazenda Babilônia, em Pirenópolis, com receitas dos tropeiros que cruzaram o interior do Brasil, e a Fazenda Velha, localizada em Sobradinho, que foi sede da Missão Cruls.

Salto de Itiquira
Salto do Itiquira: beleza natural de Formosa

Em cada pólo há particularidades. A 75km de Brasília, Formosa, por exemplo, tem grande potencial geográfico e arqueológico. Ali se encontra o Salto do Itiquira.

No município estão também as nascentes das três principais bacias hidrográficas brasileiras (Amazonas, Prata e São Francisco) e vários sítios arqueológicos.  Alguns preservam pinturas rupestres.

Anúncios

3 comentários em “Roteiro Gastronômico da Estrada Colonial (GO)

  1. goais e bao de mais.pertim de itaberai tem cidade de mulher bonita de goias , sao luis de montes belos ,olo industrial , educacional e o maior comercio do centro oeste goiano..

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s