Toledo – Herança de diferentes reinados e religiões

Artesanato/Renato Alves

Vista geral de Toledo/Renato AlvesEliane Moreira (texto) e Renato Alves (fotos)

Os 70 km que separam a agitada Madri da histórica Toledo podem ser percorridos em menos de 30 minutos. Basta ir à estação madrilhenha de Atocha, entre a Calle de Atocha e o Paseo del Prado, e embarcar em um dos rápidos trens da companhia espanhola ferroviária Renfe.

Freiras em travessa de Toledo/Renato AlvesAs passagens são vendidas pela internet e na estação, a 9 euros cada trecho. Juntos, o da volta sai a 5,40 euros.

Na Idade Média, Toledo era a capital dos visigodos, germânicos que dominavam a Península Ibérica. Passou aos mouros no século 8. Em 1085 foi reconquistada pelos cristãos  e virou capital do reinado.

Bonecas de freirinhas fazendo biscoitos/Renato AlvesDessa mistura de reinados e religiões, Toledo herdou igrejas, mesquitas e sinagogas. A catedral da cidade, uma das mais importantes da Espanha, destaca-se pelos diferentes estilos arquitetônicos.

O quadro El Expolio do pintor El Greco está exposto na sacristia do templo religioso, além de outras obras de arte.

Um das igrejas de Toledo/Renato AlvesAo El Greco, que escolheu Toledo para morar, foi dedicado um museu na cidade. A Casa-Museo de El Greco fica no quarteirão judaico, próximo à Sinagoga del Tránsito, e expõe apenas obras deste pintor nascido na ilha de Creta e espanhol por opção.

Outro ponto turístico, o palácio fortificado Alcázar hoje abriga um museu militar e a Biblioteca de Castilla – La Mancha.

A melhor forma de explorar Toledo é com um mapa nas mãos. Eles podem ser adquiridos no desembarque na estação ferroviária ou nas lojinhas de souvenirs da principal praça da cidade, a Plaza de Zocodover.

Mas após visitar os principais monumentos, esqueça o mapa. Perca-se pelas ruas e ladeiras.  Você irá se encantar com as descobertas que fará nos bairros medieval e judaico, com as confeitarias onde são vendidos os doces de marzipan, fabricados artesanalmente por freiras do lugarejo, com as lojas de espadas e armaduras do tempo dos cavaleiros.

Anúncios

8 comentários em “Toledo – Herança de diferentes reinados e religiões

  1. TOLEDO, visitei em outubro/2011 uma das maravilhas da Espanha e sua esplêndida catedral com um altar com 2000 toneladas em ouro e prata, vindas do Peru segundo n/ guia. O castelo de EL CID, as muralhas , é Linda e arrebatadora

    Curtir

  2. Adorei visitar Toledo em Abril deste ano. Percorri todas aquelas colinas e ruas durante 4 dias com o mapa que nos deram na Oficina de Turismo e informacao recolhida em espanhol no site: http://www.toledo-turismo.com
    Quanto ao artesanato sao as famosas espadas de Toledo e muito bonito os damasquinados que ee a arte de incrustar ouro ou prata em metais menos nobres como o ferro, aco ou cobre, praatica que vem dos antigos egipcios, gregos e romanos.

    Curtir

  3. Adorei visitar Toledo em Abril deste ano. Percorri todas aquelas colinas e ruas durante 4 dias com o mapa que nos deram na Oficina de Turismo e informao recolhida em espanhol no site: http://www.toledo-turismo.com
    Quanto ao artesanato so as famosas espadas de Toledo e muito bonito os damasquinados que a arte de incrustar ouro ou prata em metais menos nobres como o ferro, ao ou cobre, prtica que vem dos antigos egipcios, gregos e romanos.

    Curtir

  4. Goulart,

    na verdade os azulejos não são tradição em Toledo, ao contrário das facas, armaduras e espadas que estão por todo lado. Fizemos essa foto em uma lojinha de souvenirs, por ser uma lembrança de Dom Quixote. O fictício personagem teria vivido pelos arredores de Toledo. Em uma das entradas da cidade, há, inclusive, uma estátua de Cervantes.

    Curtir

  5. Ju,
    concordo com você. O legal de viajar é não se prender a itinerários e horários pré-definidos, como os que nos obrigam as agências de viagem. Assim, passamos mais tempos nos lugares que nos interessam, além de conhecermos outros tantos que não estão no roteiro de nenhuma excursão.

    Curtir

  6. vocês compraram alguma cerâmica dessas da foto? são lindas!!! e pelo que eu li, deve ser bem a cara da cidade.
    o legal desse tipo de viagem é se perder pelas ruas e pelas pequenas cidades próximas também. costumam ter uma cultura mais interessante e retratar mais o país do que as grandes capitais.
    deu vontade de conhecer Toledo, sem dúvida.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s