Barcelona (1) – Para todos os gostos

Port Vell, Barcelona/Renato Alves

Vista geral de Barcelona/Renato AlvesEliane Moreira (texto) e Renato Alves (fotos)

Você vai encontrar de tudo em Barcelona: praia, montanha, monumentos históricos, arquitetura moderna.  E um povo catalão orgulhoso de sua cultura, de sua língua. Eles têm motivos para isso.  Alguns você encontrará na série de posts que começa a ser publicada hoje. 

Rambla de mar/Renato AlvesA capital da Catalunha, região autônoma mas subordinada à soberania do estado espanhol, é banhada pelo Mar Mediterrâneo

Para sediar as Olimpíadas de 1992, toda área portuária foi repaginada, incluindo as praias, que se estendem da Barceloneta ao Port Olimpic. As obras deram nova vida à cidade e os jogos a tornaram mundialmente famosa.

Velerios na marina/Renato AlvesEm Port Vell, o turista pode conhecer a vida marinha do mediterrâneo no L’Aquàrium. Ou navegar pela zona portuária em catamarãs. Ou simplesmente passear pela Rambla de Mar, ponte de madeira que leva até o Maremagnum, complexo de lojas, bares, cinema e restaurantes. Um shopping mais moderno e agradável que a maioria, com direito a vista para o mar.

Estádio Olimpico de Barcelona/Renato AlvesSe preferir outras altitudes, pegue o metrô até a Plaça d’Espanya, aos pés de Montjuïc.

Esse extenso monte concentra atrações como o Palau Nacional, sede do Museu Nacional d’Art da Catalunya, a Fundació Juan Miró, o Castell de Montjuïc e a Font Mágica, que, ao cair da noite, oferece um show de luz e som. Vale a pena esperar.

Palau San Jordi e Torre de TV/Renato AlvesO monte abriga também o complexo olímpico de 1992. No Estadi Olímpic, aquele em que a pira olímpica foi acesa por uma flecha, o time de futebol Espanyol recebe seus adversários.

Mas o que rouba a atenção é o Palau Sant Jordi, estádio de aço e vidro, sede do time de basquete da cidade. O acesso ao monte e ao complexo esportivo é gratuito.

(Eliane Moreira é psicóloga, mineira e moradora de Brasília-DF/ Renato Alves é jornalista, mineiro e também mora na capital brasileira) 

Cidade vista de Montjuic/Renato nAlves

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s