Congonhas (MG) – Os Profetas de Aleijadinho

Profetas/Joaquim Prado

Profeta/Joaquim Prado

Renato Alves (texto) e Joaquim Prado (fotos)

Do alto da colina, os 12 Profetas de Aleijadinho derramam bençãos à Congonhas (MG), mas há quem diga que eles conspiram.

Após a conclusão das obras dos Passos da Paixão, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e sua equipe começaram a construção dos Profetas no adro da Igreja do Senhor Bom Jesus. De 1800 a 1805, Aleijadinho deixou aqui, nas imagens esculpidas em pedra-sabão, a marca de seu gênio.

A série de Profetas de Congonhas é considerada uma das mais completas da iconografia cristã ocidental. As estátuas, espalhadas no adro do Santuário, em admirável simetria, ao longo das esplanadas de níveis diferentes, formam um conjunto grandioso e impressionante. Apoiando-se sobre um pedestal de 20cm de altura, cada um sustenta uma cartela com inscrição em latim extraída do Antigo Testamento.

Pesquisadores de História da Arte da PUC de Campinas suscitam a tese de que Aleijadinho quis figurar em cada Profeta um participante da Inconfidência Mineira, fundada nas diferenças nas indumentárias, nos gestos e sinais das esculturas.

Profeta/Joaquim PradoHá outra curiosidade com referência à escolha dos profetas: Aleijadinho não teria representado um dos 12 profetas menores, um dos mais importantes, Zacarias, mas teria representado junto a outros profetas menores, cinco profetas maiores, mesclando Novo e Velho Testamento. Eis os Profetas de Aleijadinho: Daniel, Oséias, Isaias, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Jonas, Joel, Amós, Nahum, Abdias e Habacuc.

Deterioração

Infelizmente, os Profetas sofrem com o descaso e o abandono. Projeto do espaço em Congonhas que abrigaria as estátuas se arrasta há 10 anos e ainda não saiu do papel. Obras-primas exibem marcas de deterioração e correm graves riscos. As marcas da destruição são visíveis. Saiba mais na reportagem do Estado de Minas.

(Renato Alves e Joaquim Prado são jornalistas e moradores de Brasília-DF. Renato é mineiro e Joaquim, pernambucano. Ambos admiram as obras de Aleijadinho)

Anúncios

23 comentários em “Congonhas (MG) – Os Profetas de Aleijadinho

  1. Eu e minha esposa tambem gostariamos de conhecer esta cidade maravilhosa

    Curtir

  2. É interessante lembrar que somos uma terra abençoada, basta que nos valorizemos e com um pouco de amor as nossas tradições, busquemos conhecer a “Nossa Beleza, a Nossa Historia”. Parabéns “Renato Alves e Joaquim Prado”, pelo belo trabalho nesta pagina, parabéns Congonhas-MG, por ter este brilhante tesouro o qual nos orgulha deste grande e criativo homem chamado “Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho”….

    Curtir

  3. Amei conhecer um pouco mais sobre as obras de Antonio Francisco Lisboa o aleijadinho.E adorei ainda mais tirar 10 no trabalho de Artes.

    Curtir

  4. em 16/06/2012 estive em congonhas pela primeira vez, me emocionei muito e até chorei, ao ver as obras feitas por um ser aleijado. Sendo que enquanto muitos com duas mãos perfeita, a utilizam para ROUBAR.

    Curtir

  5. estive em congonhas e como bom observador que sou , reparei cada detalhe cada nuanse desta espetacular obra do aleijadinho . sai de la facinado ,com a expressao maxima da arte , sai de la com um so pensamento ,juro , DEUS , existe , eu vi o vulto dele naquelas estatuas .

    Curtir

  6. Realizei meu grande de estar em Minas em Congonhas e ver de perto os profetas e todas as obras do mestre Aleijadinho,mas fiquei com uma duvida por que todas estatuas estão divididas em duas partes.
    E de uma maneira perfeita parece ter usado uma dessas serras de marmoraria,um trabalho feito a dois seculos.

    Curtir

  7. ameii o trabalho porem poderia ter conclusao pq minha professora pediu e eu so pessima nisso!

    Curtir

  8. fiz um excurção e amei, demais,Antonio Fracisco Lisboa era um genio,sua obras retrata a inconfidência legal demais,tome mesmo conta desde aversso maravilhoso beijos.

    Curtir

  9. sou da escola minicipal edith pimenta da veiga do nono ano visitamos congonhas e adoramos tudo e bem interessante..parabens aleijadinho vc foi e sera muito especial.congonhas e uma cidade maravilhosa

    Curtir

  10. adoro tudo isso, sao materias dimaisss de nossa cidade de minas gerais… Venham todos conhecer de perto.

    Curtir

  11. Graças a essa págia consegui faazer meu “mini-trabalho” de história sem preocupação pela 1ª vez….!

    Curtir

  12. Renato, dear friend, Obama te manda um abraco da terra congelada do Tio Sam! No meio desse gelo arretado, me aquece o coracao lembrar da visita que Sibele e eu fizemos as nossas queridas Gerais. Ja esta na hora de voltar por la.

    Abraco, so!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s