Barcelona – As atrações de Las Ramblas

Las Ramblas/Renato Alves

Eliane Moreira (texto) e Renato Alves (fotos)

Com a vitória do general Franco na guerra civil espanhola (1936-1939), a Catalunha perdeu sua autonomia, sofreu grande repressão cultural e teve banido o aprendizado do idioma catalão nas escolas. A região só recuperou sua autonomia em 1978, com o fim da ditadura espanhola.

Artistas de rua/ Renato AlvesHoje, a capital catalã transpira cultura.  A começar por Las Ramblas. Onde mais você pode, andando pelo calçadão, pisar em um mosaico do escultor e pintor Joan Miró? Ainda há os artistas de rua, concentrados no extenso boulevard que vai até ao porto.

Las Ramblas é o endereço do Gran Teatro del Liceu (casa de ópera fundada em 1847 e que resistiu a dois incêndios) e da Casa Bruno Quadras, fábrica de guarda-chuvas que tem na fachada um dragão e… guarda-chuvas.

Outra atração de Las Ramblas, o Mercat Sant Josep, ou La Boqueria, exibe a bela fachada de ferro e vitrais. Paraíso gastronômico, suas barracas vendem de frutas, queijos e tapas a peixes e frutos do mar.

Banca de revistas e jornais/Renato AlvesPlaça de Catalunya

Ao norte de Las Ramblas está a Plaça de Catalunya. Coração de Barcelona, pode ser sua primeira parada na cidade. Além de um centro de informações ao turista, é ponto de parada do ônibus azul, que sai do aeroporto e custa 4,50 euros. Ótima opção para quem chega de avião e não quer gastar uma fortuna com táxi.

Rodeada por grandes lojas como a FNAC, e as espanholas El Corte Inglés e Zara, a Plaça de Catalunya oferece várias atrações aos viajantes, como estátuas, fontes e monumentos. O turista só tem que ter paciência para disputar espaço com a enorme população de pombos que habita o lugar.

(Eliane e Renato são mineiros e moram em Brasília-DF. Ela é psicóloga. Ele, jornalista.)

Pca. da Catalunya/Renato Alves

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s