Pirenópolis – Arquitetura, cachoeiras, folclore

Jorge Cardoso, 27/5/2007 - Cavalhadas de Pirenópolis. Ao fundo, a Igreja Matriz

Pirenópolis é uma pequena e agradável cidade histórica goiana. Fundada em 1727, fica a 150km de Brasília e a 130km de Goiânia. Suas principais atrações turísticas são os prédios históricos de arquitetura colonial, as inúmeras cachoeiras, a culinária goiana, os moradores simples e bons de prosa, além das festas populares.

Breno Fortes/Centro histórico de PirenópolisEntre os edifícios coloniais se destaca a Igreja da Matriz Nossa Senhora do Rosário, a mais antiga do estado de Goiás, construída entre 1728 e 1732. Ela ficou conhecida em todo o país após ser quase totalmente destruída pelo fogo em 2002. O templo foi reconstruído e está mais belo que antes, aberto à visitação pública.

Jorge Cardoso,27/5/2007. Cavalhadas de Pirenópolis Mais de 20 cachoeiras ficam em um raio de 15 km da cidade. Todas em áreas particulares. Por isso há cobrança de ingresso, que varia de R$ 5 a R$ 15. Duas das mais visitadas são as do Lázaro e a de Santa Maria (também conhecida como Cachoeira do Inferno), ambas na Reserva Ecológica Vargem Grande.

Dentre as festas populares, destaca-se a Festa do Divino Espírito Santo, 45 dias após a Semana Santa. Com suas cavalhadas, é considerada uma das maiores manifestações folclóricas da América do Sul. Há também a Romaria à Serra dos Pireneus, na primeira semana de julho. O carnaval é marcado por marchinhas antigas. Combina com a tranquilidade do lugar.

(Dicas de hospedagem, como chegar, onde comer. )

Anúncios

Um comentário em “Pirenópolis – Arquitetura, cachoeiras, folclore

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s