Kyoto – Maravilhas do Castelo de Nijo

Renato Alves (texto e fotos)

Kyoto é a capital japonesa dos templos, dos samurais e das gueixas. Só templos são mais de 2 mil, budistas e xintoístas.

Dentre tantas atrações, se destaca o Castelo Nijo, construído em 1603 como moradia de Tokugawa Ieyasu, o fundador da dinastia Tokugawa e um dos shoguns mais importantes do Japão.

Considerado um dos símbolos de seu poder, os diversos edifícios do complexo, protegidos por duas fileiras de fortificações, têm belas pinturas e outras obras de arte, feitas pelos mais importantes artistas japoneses da época.

O piso (pasmen) reproduz o canto dos rouxinóis pintados nas paredes (as tábuas foram instaladas para que cavilhas e pregos roçassem uns nos outros).

Os salões estão como na época da construção do castelo. Em um deles há bonecos representando os daimyo (senhores feudais).

Os turistas passeiam pelos salões de meias ou descalços, como os antigos ocupantes do prédio. Os calçados são deixados na entrada. Não há chaves, cofres nem vigias. Nem notícia de tênis ou sapato roubado. No fim, há uma feira de comidas, bebidas e artesanto.  

Cercado por imensos e bem cuidados jardins, o castelo passou por uma completa restauração antes de oficialmente ser aberto a visitação.  O conjunto é tão importante que foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

 

5 comentários em “Kyoto – Maravilhas do Castelo de Nijo

  1. Que legal da p ir andando entao , achei que era mais complicado ! Valew Renato brigadão

    Curtir

  2. Ola Renato gostaria de saber como faço para chegar ao Castelo de Nijo moro em Nagoya ! Desde ja agradecido e aguardando resposta Doumo Arigato !!!

    Curtir

  3. Diego, longe é um lugar que não existe. Às vezes, além de um pouco de dinheiro, basta planejamento para conhecer determinado destino.

    Curtir

Deixe um comentário