Akihabara, a meca dos eletrônicos japoneses

Tóquio, geral de Akihabara

Renato Alves (texto e fotos)

Quem vai a Tóquio não deixa de passar ao menos um dia em Akihabara, o bairro famoso pelas vitrines hi tech e as milhares de lojas de produtos eletrônicos.

Aparelhos de vídeo, áudio, computadores e videogames de última geração. Tudo chega primeiro no bairro de prédios com letreiros em neon e telões gigantescos de plasma que mais confundem os pedestres e motoristas do que atraem os consumidores, devido à quantidade de propagandas, cores e luzes fortes. 

Geral de AkihabaraEm Akihabara há lojas de seis, sete, oito, nove andares especializadas apenas em um produto, como computadores ou brinquedos. Impossível não encontrar o que procura. E, muitas vezes, com bons preços, mesmo com a enorme desvalorização do real frente ao yen, a moeda japonesa.

É possível comprar câmeras fotográficas das marcas Canon e Nikon, por exemplo, pagando quase metade do preço praticado no Brasil. Se caminhar, tiver paciência, disposição para subir e descer muitas escadas, o consumidor encontra verdadeiras pechinchas em liquidações, como relógios da marca suíça Swatch ao equivalente a R$ 50, expostos em bancas, como aquelas de lojas dos comércios populares brasileiros.

Robô do tamanho de um humano toca trompete ao vivoEm português

Várias da lojas de eletrônicos de Akihabara são direcionadas ao público estrangeiro. Além de não cobrarem imposto de consumo, as chamadas Duty Free oferecem artigos adaptados para serem usados em outros países e com manuais em várias línguas.

Uma dessas lojas é a Laox Duty Free Akihabara. Ela tem sete andares e vende uma grande variedade de aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos e souvenirs do Japão. O atendimento é feito em diversas línguas, inclusive português. O cliente pode tirar dúvidas importantes, como a voltagem do aparelho ou assistência técnica em seu país.

Robôs assustadores

As grandes atrações no momento em Akihabara são os robôs ultramodernos. Na loja Tsukumo Robot Ōkoku há modelos surpreendentes e assustadores.

As máquinas à venda não são apenas brinquedinhos sofisticados que reproduzem movimentos parecidos com os dos seres humanos. Eles têm avanços tecnológicos de arrepiar.

A Tsukumo Robot Ōkoku faz demonstração diárias de alguns dos robôs de última geração. A loja também vende tudo para se montar um robô, de manuais a peças e ferramentas.

Estação de metrô em AkihabaraMangás e animes

Akihabara agora também é endereço dos fãs do mangá, anime e videogame. Nos domingos e feriados, a partir das 12h, a avenida Chūōdōri é fechada aos veículos. Ela vira um amplo calçadão e também palco de jovens que se fantasiam como personagens desse mundo de duas dimensões. eles gostam de posar para fotografias.

Uma loja que representa bem essa nova tendência no é a Kotobukiya. Os seus produtos são bonequinhos e miniaturas de personagens de histórias em quadrinhos, filmes, animações e videogames.

Outra atração de Akihabara são as meido kissa (cafeterias com atendentes que trabalham vestidas de empregada e tratam os clientes como o dono da casa). Muitas lojas de aparelhos eletrônicos cederam lugar para o comércio especializado em produtos relacionados ao gênero que conquista cada vez mais fãs no mundo inteiro.

EVOLUÇÃO DE AKIHABARA 

O BAIRRO DO EROTISMO

14 comentários em “Akihabara, a meca dos eletrônicos japoneses

  1. eu gostaria de saber se alguem conhece la em osaka um bairro como akihabara que vende muito eletronico, fica perto de osaka e que eu estarei indo para o japão a passeio e gostaria de passar por lá.valeu

    Curtir

  2. Akihabara o lugar e muito bom fazer compras a maioria das lojas as pessoas falam portugues morei perto Akihabara em chiba tudo final de semana eu estava dando um role na cidade eletronica

    Curtir

  3. Ótimo blog. Teria como me dar umas dicas de lojas especializadas nas Cameras da Nikon no japão?? pois eu iria pedir para minha tia que trouxesse uma para mim, embora ela tenha morado muito tempo por lá, não sei dizer se ela iria saber comprar o que eu pedisse certinho😡

    Curtir

  4. Adorei o blog , gostaria se possível que me enviassem um número de Tel para que eu colocasse no nave para ir conhecer este lugar! Desde já agradeço pela ajuda!

    Curtir

  5. Alírio, esse é um blog de viagens, turismo, sem fins comerciais. Não vendemos nada. Mas posso informá-lo que em Akibahara há de tudo, inclusive relógios. Eu, por exemplo, comprei muitos por quando lá estive.

    Curtir

  6. gostaria de saber se vcs tem relogio de pulso com tv e se tiver qto custa em reais pois moro em salvador-ba- brasil. caso não tenham onde posso conseguir.ALIRIO . TERIA ALGUM SITE ONDE POSSA VER E COMPRAR.

    Curtir

  7. Prezados Srs.,

    Gostaria que me informassem um site em que eu possa comprar um mini projetor ” data show “, com led para apresentacao em auditorios.
    sera acoplado a um Notebook HP dv 1760BR.
    Moro em Sao Paulo – Brasil. Representante de alguma loja de Akihabara em Sao Paulo ?
    Agradeço a atencao,
    Abçs,
    Mitica

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s