Catedral de Brasília – Marco da arquitetura

Fachada da Catedral/Foto de Jorge CardosoA construção da Catedral Metropolitana de Brasília levou tempo. Foram mais de 10 anos desde que sua pedra fundamental foi lançada em 12 de setembro de 1958.

No mais, o templo tornou-se uma das obras mais admiradas de Oscar Niemeyer e um marco da arquitetura e engenharia brasileiras.

Na praça de acesso ao templo, estão as quatro esculturas em bronze de 3m de altura representando os evangelistas, produzidas em 1968 com o auxílio do escultor Dante Croce.

No interior, os três anjos — do artista mineiro radicado em Brasília Alfredo Ceschiatti, conhecido por criar obras para decoração de prédios projetados por Niemeyer — feitos em 1970, são suspensos por cabos de aço.

O batistério — local onde são realizados os batizados — em forma ovóide teve em suas paredes o painel pintado em 1977 por Athos Bulcão. O campanário possui quatro grandes sinos e que foram doados pela Espanha.

Interior da Catedral/Foto de Breno FortesVitrais e painéis

Marianne Peretti é a responsável pelos vitrais coloridos que serão protegidos contra o sol. Nascida em Paris, filha de pai pernambucano, Marianne mudou-se para o Brasil em 1956. E seus vitrais da Catedral são considerados um de seus mais expressivos trabalhos.

São 2 mil metros quadrados de obra. O altar foi doado pelo papa Paulo VI e os painéis representado a via-sacra foram pintados por Di Cavalcante — um dos idealizadores da Semana de Arte Moderna, em 1922.

Na entrada, há um pilar com passagens da vida de Nossa Senhora pintadas por Athos Bulcão. Tudo desenhado, esculpido, pintado e erguido para celebrar o nascimento da nova capital do Brasil.

Acesso à Catedral/Foto de Jorge Cardoso

Anúncios

9 comentários em “Catedral de Brasília – Marco da arquitetura

  1. ah que tedio!!!
    (quero mijar eh to quase cagando nas calsas) vou ao banheiro…
    (aih peidei)

    Curtir

  2. Olha esse site eh perfeito em carol . esse site me disse tudo oque me esteressa … bom trabalho eh bom para mim (mais acho que pra vc nao). Bom trabalho para todos. me add no orkut Thamires Soares….

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s