Chile – De tudo, um pouco

Santiago - Vista geral da cidade

Eliane Moreira (texto) e Renato Alves (fotos)

Com 4.300 km de extensão norte sul, o Chile é dono de uma geografia capaz de agradar a gregos e troianos.  Ao norte, as montanhas rochosas e os lagos de sal do deserto do Atacama. Ao sul, as geleiras e a fauna da Patagônia. Entre os dois extremos, o mistério dos moais da enigmática Ilha de Páscoa e os exuberantes lagos andinos. E uma capital que a cada dia atrai mais turistas brasileiros.

Espremida entre cordilheiras, Santiago faz jus ao belo país. Tradicional, preserva monumentos da época da colonização espanhola e bairros residenciais em estilo europeu. Moderna, exibe largas avenidas de edifícios de vidro e aço escovado. E o melhor: o metrô e a curta distância entre os pontos turísticos deixam as principais atrações a um passo.

Santiago - Fundos do Palacio La Moneda

La Moneda

Santiago - Troca da guarda no La MonedaO Palacio de La Moneda sedia o governo chileno. Seus pátios internos são abertos à visitação. Mas é do lado de fora que ocorre sua principal atração: a troca da guarda presidencial. O espetáculo começa pelas ruas próximas ao La Moneda, com desfile da guarda e execução de um repertório pouco tradicional às bandas militares. Não se assuste ao ouvir a canção cubana Guantanamera

Santiago - Plaza de Armas com Catedral

Já a Plaza de Armas, marco zero da cidade, reúne três importantes monumentos históricos. A Catedral de Santiago, construída entre 1748 e 1775, o edifício dos Correios e o Museu de História Nacional. Neste último, referências ao golpe de estado do ditador Augusto Pinochet, que resultou na morte do então presidente Salvador Allende e mergulhou o Chile em uma ditadura de 17 anos.

Santiago - Mercado municipalPrimeiros moradores

Aproveite a caminhada para visitar o Museu de Arte Precolombino, que exibe um rico legado dos primeiros habitantes do continente, e o Museu da Cidade de Santiago. Aos domingos, todos são gratuitos.

Outro museu que não pode ficar de fora do roteiro, o La Chascona reúne objetos, poemas e outras lembranças do poeta Pablo Neruda. E o melhor: na casa em que ele morou em Santiago. As visitas são guiadas. Para não perder a viagem, informe-se antes sobre os horários dos tours.

O Mercado Central atrai os turistas pela variedade de frutos do mar e pescado, principais destaques da gastronomia chilena.  Além das bancas de polvos, lulas, salmões, o lugar tem bons restaurantes onde o viajante pode provar a culinária local acompanhada dos renomados vinhos nacionais.

Atrações naturais

No mirante do Parque Metropolitano de Santiago, ou Cerro (colina) San Cristóbal, o turista percebe a onipresença das cordilheiras ao redor da capital chilena, uma das visões mais belas da cidade.  

Santiago - Teleférico nop Cerro San Cristobal

Santiago - Chafariz do Serro Santa LuciaPara chegar ao mirante, opte pelo funicular, espécie de bondinho, ou pelo teleférico. Mas se tiver fôlego de atleta, o trajeto pode ser feito de bicicleta ou a pé. Reserve um dia inteiro para passear pelo parque.

Além do mirante, o parque oferece outras atrações como o zoológico e o Jardim Japonês.

Outro ponto turístico natural da cidade de Santiago, o Cerro Santa Lucia proporciona um refúgio verde bem no centro da capital chilena. Destaca-se pelas esculturas, fontes e escadarias neoclássicas. 

Na entrada do cerro, uma lojinha vende objetos indígenas e réplicas dos moais da Ilha de Páscoa

Santiago vista do Cerro de Santa Lucia

Anúncios

22 comentários em “Chile – De tudo, um pouco

  1. eu e a minha amiga micheli freitas adoramos viajar para o chile tem coisas belas q a maioria ñ sabe aproveitar eu recomendo viajem para la e veja o q è viver !!!

    Curtir

  2. precisa de mais coisa por exemplo:moeda,bandeira,danças,musicas,culinaria,vestuario,monumentos e etc.ESSE E O PIOR SITE QUE JA VI

    Curtir

  3. Pretendo ir agora em janeiro para o Chile…devo fazer esse passeio sozinha…é tranquilo?

    Curtir

  4. Pretendo ir agora em janeiro para o Chile…devo fazer esse passeio sozinha…é tranquilo?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s