Valparaíso e Viña del Mar – À beira do Pacífico

Casario de Valparaíso

ValparaísoEliane Moreira (texto) e Renato Alves (foto) 

O povo chileno se orgulha (e muito) de seu país. Dizem que Deus foi bastante generoso ao dar ao Chile uma geografia tão diversificada e bela. E mais generoso ainda (dizem os chilenos) por botar toda uma cordilheira os separando da Argentina…

Brincadeiras a parte, eles têm mesmo muitas razões para se orgulharem.

Banhadas pelo Oceano Pacífico, duas cidades são verdadeiros tesouros do povo chileno: a histórica Valparaíso, e a bucólica Viña del Mar.

Escadaria em ValparaísoAtaques piratas

A 120km da capital Santiago, Valparaíso faz por merecer o título de patrimônio da humanidade. Para fugir dos ataques piratas, comuns no século 16, os moradores construíram as casas em morros. Assim os turistas podem avistar o mar de vários pontos da cidade.

Para passear pelas ladeiras de Valparaíso, é preciso fôlego, apesar dos elevadores e funiculares que dão acesso à parte alta da cidade. Mas vale a pena. Pelo caminho, casas antigas, cafés e restaurantes pitorescos, tudo muito colorido. Cenário perfeito para os pintores que se esparramam nas calçadas.

Valparaíso - Escadaria e funicularPablo Neruda

Como Santiago, Valparaíso também tem uma casa de Pablo Neruda. Em 1959, o poeta chileno procurava por um lugar onde viver e escrever com tranquilidade.

Neruda encontrou La Sebastiana, batizada assim em homenagem a seu construtor, Sebastian Collado.

Aberta ao público desde 1992, a casa pode ser visitada de terça a domingo. Obras de Neruda estão à venda na lojinha que funciona no local, além de souvenirs e cerâmicas chilenas.

Lá funciona também um café, ideal para descansar as pernas do sobe e desce das ladeiras.

Restaurante em ValparaisoNa parte baixa da cidade, destaca-se o centro histórico.

A Plaza Sotomayor, uma das principais atrações de Valparaíso, reúne o belo prédio da armada chilena e o Monumento a los Héroes de Iquique, batalha travada entre peruanos e chilenos no Pacífico, em 1879.

Viña del MarViña del Mar 

Praças, parques e ruas arborizadas, além de um relógio de flores localizado no Paseo Alessandri, fazem de Viña del Mar uma cidade jardim. 

O que mais atrai os chilenos a esse balneário, no entanto, é a praia. Nada comparado à beleza das praias brasileiras.

Viña del Mar - Réplica de moaiDe qualquer forma, para nós que estamos acostumados aos mares do Atlântico, vale a pena molhar os pés no Pacífico. E mais a pena ainda, caminhar pela Avenida Peru, passeio formado por quatro quarteirões a beira mar.

Famosa por seu festival internacional da canção, Viña del Mar tem ainda um cassino, com restaurantes e bares, e uma réplica dos moais, figuras misteriosas da Ilha de Páscoa, que inspiraram o livro Eram os Deuses Astronautas?.

Por conta própria

Uma dica: para conhecer Valparaíso e Viña del Mar, fuja das agências de turismo.

Valparaíso - Artista de ruaDevido à proximidade da capital Santiago, as empresas oferecem apenas passeios bate-volta, e, ainda assim, não levam a lugares imperdíveis como à La Sebastiana. A noite de Valparaíso, por exemplo, merece uma esticada. Por isso reserve ao menos dois dias para o passeio pelas duas cidades. Com um bom mapa em mão e falando portunhol, você não sentirá falta alguma de um guia. 

Porto de Valparaíso

Valparaiso - Comando da marinha chilena

13 comentários em “Valparaíso e Viña del Mar – À beira do Pacífico

  1. Mariana, obrigada pela dica! Estarei no Chile durante 8 dias e estou bem ansiosa. Gostaria de conhecer os Lagos andinos. Existe algum lugar que faz essa excursão? 😉

    Curtir

  2. Olá, estou indo para o Chile em dezembro/janeiro 2012/2013.
    Onde é melhir ficar hospedado? Viña del Mar ou Valparaíso?
    A virada do ano acontece onde?

    Curtir

  3. disculpa … eu sou chileno ..agora morando no brasil .. e o moai é original e não uma copia

    Curtir

  4. OLÁ VOU AO CHILE NA PÁSCOA,GOSTARIA DE SABER ONDE É MELHOR E MAIS EM CONTA FICAR 2 DIAS,EM VINHA DEL MAR OU VALPARAISO?

    Curtir

  5. Enfim, tudo o que escreveram é otimo, já fui pro chile e pretendo ir de novo quando eu puder… Só queria corrigir uma coisa se não se imcomoadarem, o Moai na frente do museu em Viña Del Mar é original, não uma réplica… Esse foi um dos únicos moais que saíram da Ilha de Pascoa. Dizem que tocar em sua barriga dá sorte rsrsr

    Curtir

  6. Olá! Estou indo conhecer Valparaíso e Viña Del Mar amanhã, usando como guia esse site. Obrigada por partilhar as suas experiências.

    Sobre Santiago, já tenho algumas dicas para compartilhar….
    *Tome muito suco de framboesa – maravilhoso;
    * Ande bastante de metrô, é barato e leva você rapidamente ao outro lado da cidade;
    * Vá ao shopping Arauto. Sinceramente, não curto shopping´s, mas esse é muito bonito e agradável;
    * Faça patinação no gelo, é super barato e divertido;
    * Visite as praças, museus, e ande bastante a pé, observando a arquitetura pitoresca dessa cidade tão bacana;
    * Vá para a Concha Y Toro. Dá pra ir de metrô tranquilo, e você gasta metade do que ir com uma agência de turismo. Pegue a linha 4 (azul) e vá até a última estação (Puente Alto). De lá você pega um taxi, que vai dar no máximo 2 mil pesos, e entra no Concha Y Toro (pagando a entrada no local);
    * Santiago tem pistas de skate, dá pra curtir;
    * Vá ao Cerro San Cristóvão, em um dia bonito, pois a vista é muito bonita. O pôr do sol vale a pena.

    Aproveite!!!!!

    Abraços,
    Mariana (Floripa/SC)

    Curtir

  7. ola gostaria de uma dica pois vou ao chile passar uma semana de 7 a 14 de agosto gostaria de descer ate no lago regiao dos vulcoes sera possivel voce me ajudar com ium roteiro nao conheço nada onde dormir queremos descer de carro . grata alice

    Curtir

  8. Olá Eliane

    Lendo seu depoimento fico ainda mais ancioso por conhecer o Chile. Estou com passagens compradas para Santiago para final de dezembro, devo desembarcar dia 29/12/2010. A princípio quero explorar as belezas de Santiago, depois seguir para Vinha Del Mar e valparaíso para em seguida, conhecer os Lagos Andinos. De lá, seguiremos para Bariloche e depois Buenos Aires Argentina. Vou acompanhado de minha esposa e filha de 15 anos. Amo viajar. Você pode nos dar algumas dicar? Grato!

    Curtir

  9. CONHECI E ME APAIXONEI PELO CHILE.
    E ESTOU MUITO TRISTE EM SABER DE TODA A TRAGÉDIA ACONTECIDA POR RECENTEMENTE .
    ELIZABETE GROBERIO

    Curtir

Deixe um comentário