Normandia (1) – Mistérios e encantos da terra dos vikings, do Dia D e de Joana d’Arc

Normandia: mosteiro do Mont Saint-michel

Cidade de Caen: vista noturna do centroRenato Alves (texto e fotos)

Fora dos roteiros tradicionais, a Normandia atrai milhares de estrangeiros todos os anos. Mais por dois eventos históricos do que por seus charmosos balneários. A região do noroeste da França abrigou a maior operação militar realizada até hoje.

Ali, em 6 de junho de 1944, desembarcaram 150 mil norte-americanos, ingleses, franceses, canadenses e australianos. Eles atravessaram o Canal da Mancha em mais de 8 mil embarcações e aeronaves para iniciar a libertação da Europa dominada por Adolf Hitler.

Quase 900 anos antes, Guilherme, o Conquistador, comandante do exército normando, atravessou o mesmo canal no sentido inverso, em navios vikings, para vencer os ingleses na Batalha de Hastings e se tornar o primeiro rei da França e da Inglaterra.

Caen: entrada do castelo de Guilherme, o ConquistadorOs cenários das batalhas ainda são quase os mesmos. A diferença está na paz, silêncio e construções intactas — a maioria, restaurada. As estradinhas bucólicas continuam ladeadas por bocages, emaranhado de espinheiros e de matagal que formam uma barreira natural de proteção usada como esconderijo pelos soldados. As pistas de asfalto atravessam vilarejos cercados por fazendas feitas de pedra, com muros baixos, também de pedra, e castelos ducais.

As cidades têm exuberantes abadias, todas bem preservadas, além de restaurantes e lojinhas que justificam uma parada. A Normandia conserva ainda um dos maiores tesouros franceses, o Mont Saint-Michel, mosteiro do século 15 cercado pelo mar e um cinturão de muralhas e torres.

Algumas das principais belezas e atrações históricas da Normandia, região que tanto inspirou artistas como Pisarro, Millet, Baudelaire, Proust, Victor Hugo e Claude Monet, são desvendadas na série de posts publicada a partir de hoje.

Normandia: construções medievais do Mont Saint-michel

Normandia: miniaturas de armadura em loja do Mont Saint-michel

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s