Chile – Esqui na Cordilheira dos Andes

Cordilheira - Cidadela de Vale Nevado

Turistas no Vale NevadoEliane Moreira (texto) e Renato Alves (fotos)

Bastam os primeiros flocos de neve caírem no hemisfério sul para uma legião de turistas, entre eles muitos brasileiros, rumarem em direção às estações de esqui do Chile.

Entre os destinos mais procurados, Portillo, estação mais tradicional, conta com pistas aprovadas por profissionais. Chillán, além da maior pista em extensão, destaca-se como centro de relaxamento por suas águas termais. E o Valle Nevado, com 3.205 metros acima do mar, está bem pertinho da capital Santiago. Dá para ir e voltar no mesmo dia.

Junto com La Parva, El Colorado e Farellones, o Valle Nevado forma a maior área esquiável da América do Sul. Mas para visitar todas as estações depende do clima.

Em dias de fortes nevascas seu passeio pode ficar restrito a Farellones, estação de menor altitude, a apenas 39 km de Santiago. Nem por isso o passeio deixa de ser vantajoso, embora praticantes do esporte prefiram La Parva e Valle Nevado.

Geral do Vale NevadoMountain bike e treking

Farellones tem grande importância histórica por ter sido um dos primeiros centros de esqui da região. Data de 1939 o primeiro teleférico da estação (hoje conta com 53). Única estação habitada durante todo o ano, nos meses mais quentes é invadida por praticantes de mountain bike e treking.

Crianças no Vale NevadoNo inverno suas atrações conquistam principalmente o público infantil, adolescente e os inexperientes na arte de esquiar. Principalmente pelo tubing, espécie de pneu que desliza cordilheira abaixo. Oferece ainda aulas de esqui e snowboard.

Farellones tem hotéis, mas por estar tão próxima a Santiago, dá para curtir as atrações durante o dia e dormir na capital.

FarellonesMas nem pense em alugar um carro e subir a cordilheira. Além das curvas sinistras e do caminho íngreme, a neve obriga os motoristas a usarem correntes nos pneus. A menos que você tenha experiência em dirigir em situações tão adversas, deixe a direção para quem entende: operadoras de turismo e vans fazem o trajeto, partindo de manhã e retornando no fim da tarde a Santiago.

Esquiadores no Vale Nevado

Anúncios

5 comentários em “Chile – Esqui na Cordilheira dos Andes

  1. Muito, muito, muito bom! Eu vou para o Valle Nevado em Julho de 2010(esse ano) e vim aqui saber mais! Valeu!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s