Istambul (1) – Capital das diferenças

Vista panorâmica da Mesquita Azul

Helena Mader (texto e fotos)

Detalhe de azulejo no Palácio de TopkapiDe um lado, a Europa. Do outro, a Ásia. Entre dois mundos tão diferentes circulam as contradições de Istambul: rostos cobertos por véus e mulheres com roupas da moda; o canto que convoca para as orações dos muçulmanos e o bate-estaca das boates; o tempero forte dos pratos turcos e as inovações da cozinha contemporânea; a imensidão das mesquitas e o dourado das igrejas ortodoxas.

É justamente essa diversidade de culturas, pessoas, sons, cheiros e cores que faz da maior cidade da Turquia um lugar único. Visitar Istambul é viajar pelo passado e apreciar a modernidade. Está tudo ali, dividido pelas águas do Estreito de Bósforo e decorado pelas dezenas de minaretes fincados no horizonte.

Bazar de temperos de IstambulEssa é uma paixão que une turcos e brasileiros. Em qualquer bairro, dos mais nobres aos populares, desfilam camisas dos times com as maiores torcidas da cidade, como o Fenerbahçe, o Galatasaray e o Besiktas.

É quase impossível um viajante tupiniquim passar pela cidade sem ouvir menções a Zico, Rivaldo ou Roberto Carlos — que já defenderam ou comandaram equipes turcas.

À hospitalidade dos habitantes, soma-se a segurança de Istambul, as facilidades de transporte público e a beleza de monumentos como a Mesquita Azul, a Hagia Sofia e o Palácio de Topkapi, antiga sede do Império Otomano por mais de quatro séculos.

Após visitar todos eles, o visitante pode se entregar aos aromas e às cores do Grande Bazar, onde é possível comprar — e pechinchar —roupas, peças em ouro, prata, tapetes, artesanato, luminárias e artigos de decoração.

Ao final de um dia de descobertas, basta relaxar em um banho turco ou se deleitar com Kebabs ou com os incomparáveis doces turcos, recheados com muito pistache, amêndoas ou nozes. Como diriam os turcos: “Hos Geldiniz”. Seja bem-vindo a Istambul.

(Helena Mader é jornalista, viajante semi-profissional e moradora de Brasília)

Grande Bazar de Istambul

Anúncios

3 comentários em “Istambul (1) – Capital das diferenças

  1. Estive em Istambul duas vezes e a cidade é realmente fantástica! Uma mistura de sons e de cores do outro mundo. A cidade é muito, muito ocidentalizada, você vê mulheres muçulmanas com lenço colorido, mas a grande maioria das mulheres turcas vestem-se a ocidental. O comércio na cidade é um negócio, acho que em nenhuma cidade do mundo tem tanta loja e os turcos possuem uma qualidade de vida superior a nossa o que não é nada difícil. Existe muito mais classe média na Turquia e o padrão do povo é muito superior ao nosso. A maioria dos turistas , aliás, milhões de turistas europeus só fica na parte velha de Istambul , onde estão as mesquitas mais famosas e circula pelo calçadão, a famosa istiklal cadesi. Mas Istambul tem
    shoppings espetaculares como o Istiniye Park e o moderno bairro de Levent com prédios de 80 andares. A viagem vale a pena e como vale! O que entristece é ver que o nosso Brasil, ainda, é muito atrasado em tudo, inclusive em mentalidade qdo vamos a certos lugares.

    Curtir

  2. GOSTEI DE LER O QUE VOCE ESCREVEU
    VOU DE PORTUGALAS COMPRAS BASICAS PARA O DIA A DIA TAIS COMO AGUA, FRUTA, COMIDA… É MUITO CARA?
    MARIA TE

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s