Istambul (4) – Palácio de Topkapi, o lar dos sultões

Panorâmica do Palácio de Topkapi

Helena Mader (texto e fotos)

Lar dos sultões otomanos durante quatro séculos, o Palácio Topkapi reflete com perfeição a grandiosidade do império. Dos azulejos coloridos aos domos e arcadas douradas, o luxo e o poder estão latentes em cada canto. Jóias da coroa otomana, como um dos maiores diamantes do mundo, e objetos sagrados do Islamismo, como fragmentos da barba e marcas da pegada do profeta Maomé, estão expostos em diferentes pavilhões.

Portão de entrada do Palácio de TopkapiA riqueza dos objetos do palácio pode ser comprovada no aparato de segurança instalado na porta. Logo após ultrapassar a muralha — que se estende por 5km — o visitante passa por um controle rígido. O portal de arquitetura otomana, com inscrições em árabes, contrasta com a modernidade dos aparelhos de raios-x. Os seguranças vistoriam a mochila dos turistas para preservar a história do palácio.

Suntuosas construções

Uma das entradas do Palácio de TopkapiVisitar o Topkapi é voltar à época dos sultões. O complexo imperial começou a ser construído logo após a conquista de Constantinopla. A primeira parte do palácio ficou pronta por volta de 1480, mas cada sultão que assumia o império acrescentava novas e cada vez mais suntuosas construções ao Topkapi.

A entrada para visitar o local custa 20 liras turcas (cerca de R$ 28) e é possível contratar os serviços de um guia por mais 10 liras turcas. Há opções de visitas em várias línguas, como inglês, francês, espanhol ou alemão. Os guias credenciados acompanham o visitante durante todo o tour, que pode durar até quatro horas.

Prédio no Palácio de TopkapiÉ preciso de tempo para explorar o Palácio de Topkapi. O ideal é chegar cedo e passar a manhã no local ou deixar a tarde livre para o passeio. O edifício fica bem próximo da Hagia Sofia e da Mesquita Azul (veja posts anteriores) e o turista pode circular entre esses pontos a pé.

O Topkapi fica às margens do Chifre de Ouro, no ponto exato em que o Bósforo se encontra com o Mar de Marmara. A vista dos jardins é esplêndida: as águas do estreito, as gaivotas que circulam entre os continentes e as pontes que ligam Ásia e Europa podem ser admirados de dentro do palácio.

Megacozinhas

Cozinha do Palácio de TopkapiÀ direita do portal de entrada ficam as cozinhas do Topkapi. No complexo de salas, eram preparadas refeições para até 15 mil pessoas. Porcelanas chinesas, trazidas pela rota da seda, e grandes panelas em bronze estão expostas. O galpão tem 170m de comprimento e nele eram preparadas, separadamente, as refeições do sultão e também dos milhares de funcionários e visitantes do palácio.

Assim como a comida do imperador otomano não podia se misturar com os alimentos dos plebeus, o sultão também tinha áreas exclusivas no palácio. Havia até uma mesquita para que o líder máximo do império e sua família pudessem fazer as preces diárias longe dos súditos e dos empregados. O pequeno templo tem um minarete e vista para o Bósforo.

Conselho imperial

Entrada da Sala do Conselho ImperialLogo na entrada do prédio principal, há uma sala que era usada para a recepção de autoridades. A tapeçaria e a decoração eram trocadas de acordo com a importância do convidado. Os turistas também podem visitar a sala de reuniões do conselho imperial, um dos mais belos aposentos do Topkapi.

O pórtico dourado com inscrições em árabe leva o visitante à uma sala rodeada por sofás. Na parede há um vão coberto por grades douradas, que liga o local de reuniões aos aposentos do sultão. Do quarto ele ouvia as deliberações da equipe sobre o futuro do Império Otomano.

Segredos do harém

Harém do Palácio de TopkapiO quarto de circuncisão dos príncipes, repleto de azulejos azuis, é um dos mais belos e visitados. As jóias, as relíquias e os aposentos são grandes atrativos, mas o lugar mais inusitado e interessante do Topkapi é o harém.

Essa ala, antes restrita ao sultão e familiares, atiça a imaginação dos turistas e encanta com as cores e a beleza dos quartos.

Para entrar no local, é preciso comprar outro ingresso de 15 liras (cerca de R$ 21). Vale o gasto extra. O espaço é dividido em salas, que eram ocupadas pelas milhares de mulheres que tinham a grande responsabilidade de garantir os prazeres do sultão.

Harém dos príncipesDe acordo com a preferência do imperador, as moradoras eram classificadas em consortes ou concubinas. Muitas eram escravas capturadas durante as guerras lideradas pelos otomanos. A chamada rainha mãe era a primeira mulher do sultão. Ela tinha um quarto especial onde era servida pelos empregados e recebia visitas do sultão.

Os príncipes também tinham um quarto reservado no harém, onde tinham diversão garantida. Como ninguém é de ferro, todas as dependências eram guardadas por eunucos — homens castrados, que não ofereciam nenhum risco no harém do sultão.

Azulejo no Palácio de Topkapi

Anúncios

5 comentários em “Istambul (4) – Palácio de Topkapi, o lar dos sultões

  1. Disponho da manhã do dia do dia 7 de setembro e queria fazer um passeio de barco pelo Bosforo de meio dia. É possível? Como fazer? Qual o custo? Guia espanhol ou português?

    Curtir

  2. Abraão Rodrigues// cheguei de istambul em 15/05/12 e já estou com saudades,da quele lugar cheio de mistérios e beleza, quero retornar para conhecer melhor!

    Curtir

  3. Acabei de voltar da Turquia. Fiquei impressionada com o que vi, principalmente em Istambul. É necessário voltar lá mais uma vez pra ver melhor e com calma essa riqueza inigualável de sua história!…

    Curtir

  4. Estivemos em Istambul em outubro, fiquei encantada com a riqueza, a beleza e o charme de tudo que vimos. O complexo do Palácio nos encantou.!
    Quero retornar para poder curtir mais este mundo diferente e encantador!

    Curtir

  5. Estive lá agora em setembro.
    Muito lindo,tanto os palácioa,jardins,como a vista para o Estreito do Bósforo!!!
    Fiz o passeio de Barco também.Maravilhoso,valeu muito!!1

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s