Istambul (6) – Beyoglu, o bairro moderno

Vista da Torre de Galata

Helena Mader (texto e fotos)

Ao norte do Chifre de Ouro (veja post anterior), Beyoglu é um bairro que resume bem o espírito de Istambul. Aqui, modernidade e tradição estão lado a lado.

Na entrada da região está a torre Galata, considerada uma das mais antigas do mundo. Foi construída em 528, durante o Império Bizantino, e depois tomada pelo Império Otomano. Do alto da Galata, está a melhor vista aérea da cidade. Vale a pena pegar o elevador para ver Istambul do alto, sobretudo no fim da tarde.

Bares no bairro de BeyogluAo lado da torre de 61m de altura está a Avenida Istiklal, símbolo da moderna Istambul.

Galerias de arte, bares, cafés, clubes de dança, além de dezenas lojas de marcas conhecidas dão um ar jovial — e sobretudo ocidental — à cidade. Lojas de grifes famosas como Levi’s, Diesel, Adidas e Nike dividem a rua com antigas lojinhas de gravuras e fotos antigas.

Na Avenida Istiklal, é raro ver mulheres com o rosto coberto por véu. As turcas que desfilam pela região seguem a última moda européia. A Istiklal também tem excelentes restaurantes, dos tradicionais Kebab’s, servidos com excelência no Konak, ao moderno 360, o mais badalado de Istambul.

Localizado no alto de um prédio, o 360 tem uma vista majestosa de Istambul. À noite, a Hagia Sofia e a Mesquita Azul (veja posts anteriores) ficam iluminadas, o que transforma um jantar em uma cerimônia de contemplação do horizonte da cidade.

Homem prepara uma baklavas, doce turcoO 360 tem um cardápio contemporâneo que inclui pizzas, sushis, carnes e entradas maravilhosas, como a mistura de beringela, nozes e queijo de cabra.

O restaurante tem o clima de Istambul: decoração moderna, cardápio ousado, iluminação avermelhada, drinks inovadores, tudo isso com vista para a antiga Constantinopla.

Tomar um vinho turco e observar as luzes de Istambul é uma das melhores experiências durante uma visita à cidade.

Para jantar no 360 é preciso reservar com alguns dias de antecedência. E durante o verão, os homens devem ficar atentos: é proibido entrar de bermuda.

tBonde cruza a avenida Istiklal

Anúncios

2 comentários em “Istambul (6) – Beyoglu, o bairro moderno

  1. a turquia e um pais lindo eu estive por quatro vezes e istambul e cada vez foi como se fosse a primeira vez tudo la e lindo e maravilhoso vale a pena conhecer a turquia pretendo ir em março ou abril de 2012

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s