Barcelona mais barata em tempos de crise

Barcelona vista de Montjuïc

Batlllo, prédio dedenhado por GaudíAdriana Setti, do blog Achados

Enfime volta a casa. O que, quando se mora sem Barcelona, é algo tão bom como sair de férias. Ah, que saudades de passar 24 horas sem levar picada de mosquito, das temperaturas inferiores a 35 graus, dos queijos (os asiáticos não comem queijo), do azeite de oliva, de ver gente de olho redondo, de passear por essa cidade…

Aqui só se fala na crise. Ok, ok, aí no Brasil também. Mas na Espanha a sensação é de que o mundo vai acabar. No Brasil, como o mundo já acabou muitas vezes, as pessoas já adquiriram uma manha para lidar com bombas econômicas. Já aqui, as coisas só melhoravam há muito tempo. Então a queda é muito maior e mais traumática.

Mas tudo nessa vida tem o seu lado bom. E os efeitos benéficos da crise – principalmente para quem visita a cidade – já se fazem notar:

Os restaurantes estão em promoção
A grande maioria dos restaurantes sempre teve menus de preço fixo (e econômico) na hora do almoço, de segunda a sexta. Agora os menus econômicos invadiram os almoços durante o fim de semana e, em certos casos, até o jantar. Viva! Para se ter uma ideia da economia que isso representa no seu bolso, a média de preços de um menu de almoço num restaurante bacaninha no centro é de 10 euros. No mesmo restaurante, a mesma refeição sairia por cerca de 30 euros no jantar ou no fim de semana no sistema a la carte. É uma diferença e tanto.

Os restaurantes famosos andam vazios
Os restaurantes que não adotaram a medida andam mais vazios. O que também é bom para você. Ontem almocei com os meus pais no famoso 4 Gats, que sempre tem fila na porta e exige reserva com antecedência. E não é que tinha mesa sobrando?

Os hotéis baixaram os preços
A ocupação nos hotéis de Barcelona caiu em 7% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior. Não é para cortar os pulsos, mas mesmo assim os hoteleiros reduziram as suas tarifas em cerca de 13%. Oba!

As lojas estão mais vazias e com promoções
Lojas de regiões comerciais que viviam insuportavelmente cheias, como a Calle Pelayo e o Pesseig del Angel, andam bem mais tranquilas. E mesmo que ainda estejamos longe do período de liquidação (em julho), há várias promoções aqui e ali.

Clique aqui para ver dicas de Barcelona sobre hotéis, restaurantes, baladas etc.

(Adriana Setti é jornalista e autora do livro De Mala e Cuia — Tudo o que você precisa para morar, estudar, trabalhar e se divertir na Europa (Editora Jaboticaba). Nasceu no Brasil, tem passaporte lituano, nome italiano, cara de sueca e mora na Espanha)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s