Catedral do Cristo Salvador, Moscou

Fachada da Catedral do Cristo Salvador/Foto de Renato Alves

A colorida Catedral de São Basílio, na Praça Vermelha, é a mais famosa e visitada pelos turistas em Moscou. Mas, para os ortodoxos russos, há uma ainda mais importante e, sem dúvida, com o interior muito mais belo. Trata-se da Catedral do Cristo Salvador.

Catedral do Cristo Salvador/Foto de Renato AlvesNa margem do Rio Moscou, próximo ao Kremlin, o templo chama a atenção pelas cinco cúpulas douradas. Sua incomum história a torna mais atraente.

No início do século 19, após a vitória do exército russo sobre as forças napoleônica, o então imperador russo Alexandre I decidiu construir uma catedral em honra de seus soldados mortos. Ela foi inaugurada em 26 de maio de 1883, com a coroação do imperador Alexandre III.

No entanto, a igreja acabou destruída pelos comunistas em dezembro de 1931. O templo era considerado um símbolo do império czarista. A intenção dos comunistas era construir no mesmo local o Palácio dos Sovietes, com uma torre de 415 metros de altura coroada por uma estátua de Lênin.

Lateral da Catedral do Cristo Salvador/Foto de Renato AlvesPelo projeto, na cabeça da imagem do líder comunista haveria um mirante. Assim, segundo os idealizadores da obra, o povo poderia ver a Rússia como imaginava Lênin. Mas o plano nunca saiu do papel. Com a a Segunda Guerra Mundial, o país tinha outras prioridades. Nunca sobrou dinheiro para a empreitada faraônica.

Com o fim do comunismo, surgiu, no começo dos anos 90, o movimento para reconstrução da catedral. Em 1994, o governo de Moscou decidiu apoiar a idéia. A obra começou no início de 1995 e foi completada só em 2000, idêntica à original.

Os melhores artistas da Academia de Belas Artes da Rússia contribuíram na sua pintura. Já os ícones foram pintados por monges ortodoxos.

Com até 104,50 metros de altura, a catedral comporta 15 mil pessoas, tem 2,5 mil lâmpadas e também é iluminada por 4 mil velas.

Como as imagens no interior da igreja são proibidas, quem quiser admirar um pouco mais o prédio acesse fotografias de outros autores aqui.

Fundos da Catedral do Cristo Salvador/Foto de Renato Alves

Anúncios

Um comentário em “Catedral do Cristo Salvador, Moscou

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s