Um hotel de 1.777 quartos

Cosmos Hotel, fachada

Renato Alves (texto e fotos)

Em Moscou, tudo tem dimensão monumental. Ruas, prédios públicos e privados, parques, o metrô. Essa era a maneira de czares e soviéticos ostentarem o poder. Com os hotéis não foi diferente. Mesmo os menos luxuosos têm fachadas imponentes.

Um desses casos é o Hotel Cosmos. Construído para os Jogos Olímpicos de 1980 e renovado por completo em 2003, ele possui 1.777 quartos e todo o tipo de serviço. 

Os três primeiros pisos compreendem a um pequeno shopping center. Neles há academia de ginástica, piscina coberta e aquecida, sala de massagem, teatro com mais de mil lugares, duas casas de câmbio, bengaleiro, café, cabeleireiro, bar, pub, boliche, clube noturno, auditório, casino, 12 elevadores, além de estacionamentos abertos e cobertos.

À noite, a fachada do Hotel Cosmos aparece num alucinante pica-pisca de neon. É para parecer o céu estrelado. Lembra Las Vegas. De arquitetura ovalada, tem à sua frente um jardim com uma enorme escultura do ex-presidente francês Charles De Gaulle, homenagem aos projestistas da obra.

Ao amanhecer, de um dos seus quartos mais altos — são 26 andares — o hóspede debruça-se sobre construções baixas da antiga União Soviética e o grande parque construído originalmente no período comunista para abrigar manifestações de arte de todas as regiões do país, agora transformado em shopping center (assunto para outro post).

Russia - Moscou vista do Cosmos Hotel

Russia - Foguete do Museu Memorial dos CosmonautasConquista do espaço 

Do lado esquerdo da construção central e suspenso por uma estrutura de concreto, um imenso foguete ergue-se em direção ao céu. Aos seus pés, o Museu Memorial dos Cosmonautas.

Lembre-se que a Rússia mandou o primeiro ser vivo (a cadela Laika) e o primeiro homem (Yuri Gagarin) ao espaço.  

No memorial também estão relíquias como uma réplica do satélite Sputnik — primeiro instrumento produzido pelo homem a ser colocado em órbita — e uma cápsula espacial como aquela em que Gagarin voou.

Há quem fique incomodado com a exposição de corpos empalhados dos cães usados nos primeiros voos tripulados.

Em tempo: o nome do hotel em questão é uma homenagem a esse período, a essas conquistas, orgulho dos russos.

Cosmos Hotel, entrada

Anúncios

2 comentários em “Um hotel de 1.777 quartos

  1. Cara, na Romênia tem o segundo maior predio do mundo, construído (e ainda nao acabado) pelo Ciausescu na decada de 1980. é algo que vc nao tem dimensão de como é mesmo. Mas é um palacio de governo inimaginavelmente grande. Dizem que ele fez isso (de construir predios grandes) em Bucareste como forma de impedir que as pessoas vissem as igrejas como pontos mais altos da cidade. Era um jeito de acabar com a religião.

    Em tempo: o maior predio do mundo é o pentagono.

    Abssss

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s