Um tour pelo prédio da KGB

Russia - Fachada da KGB

Russia - Relogio do predio da KGBRenato Alves (texto e fotos)

Até 20 anos atrás, um estrangeiro na Rússia só pisava na sede da KGB, em Moscou, na condição de prisioneiro ou de colaborador do regime comunista, espião. Hoje, qualquer um pode entrar no prédio da polícia secreta e política soviética, a rival da norte-americana CIA.

O grande edifício amarelo ainda dá calafrios. Além dele, o turista pode visitar o Museu da KGB, um edifício próximo, no centro de Moscou, perto do Kremlin. Não pense, no entanto, que é tão simples. Só dá para marcar por intermédio de agências como a Dom Patriarshy Tours (7-495/795 0927), organizadora de tour guiado em inglês duas vezes por mês. Não dando a sorte de pegar esses dias, deve-se ir individualmente.

Mesmo assim, nada impede que, mesmo pagando pelo tour individual, te coloquem num grupo. Para não cair na roubada, deve-se deixar claro que quer ir sozinho. 

O museu guarda objetos de espionagem ultramodernos para o período da Guerra Fria, como ver microtransmissor em sola de sapato e câmera numa caneta. A maioria dos iten é o que foi apreendido de espiões americanos e ingleses que rodaram na Rússia. Para ver coisas da KGB, só na CIA.

Russia - Porta da KGBRestaurante

Brincar com a época áurea da ex-temível agência secreta russa é algo pop. Os funcionários da KGB — ela ainda funciona — são os principais freqüentadores do The Shield and the Sword (13/16 Bolshaya Lubyanka, 7-495/222 4446), uma espécie de Planet KGB, onde as paredes são um museu — tem até uma carta assinada por Stalin, uma estátua do fundador, Felix Dzerzhinsky, e um busto de Yuri Andropov, um dos chefes mais poderosos da agência.

O cartão de visita tem a frase “O fato de você não ter passado por aqui não é mérito seu, mas sim falha nossa”. No cardápio está escrito “Processo”. A conta vem com um assustador “Condenação”. Já o banheiro é inteirinho camuflado com plantas. Mas os pratos estão bem longe de ser uma tortura.

10 comentários em “Um tour pelo prédio da KGB

  1. é verdade que o prédio da kgb que torturava os cristãos foi mais tarde deposito de bíblias?

    Curtir

  2. CIPRA KGB, Recife. Meu sonho sempre foi c func da KGB,acho ecantador a fachada daquele prédio,é incrivel.Adoraria morar na Rússia e fazer parte dquela agência.pra se t uma ideia vejam de fanatismo meu E-mail ciprakgb_01@hotmail.com

    Curtir

  3. Meu sonho sempre foi ser funcionario da KGB, acho encantador a fachada daquele predio, é incrível. Adoraria morar na Rússia e fazer parte d”quela familia. pra se um ideia qto eu amo vejam meu E-mail ciprakgb_01@hotmail.com

    Curtir

  4. quero ser uma agente a russia ou a cia presisam de novos contatos e novas armas pra darem conta dos paises e dos civis…

    Curtir

  5. “O fato de você não ter passado por aqui não é mérito seu, mas sim falha nossa”. Essa frase é realmente um assombro! Parabéns pelo blog, está demais!

    Curtir

Deixe um comentário