As igrejas ortodoxas russas

Moscou - Catedral de São Basílio

Moscou - Catedral do Cristo SalvadorEliane Moreira (texto) e Renato Alves (fotos)

A imagem da capital russa mais conhecida mundo afora é de uma igreja ortodoxa. Situada na Praça Vermelha, a Catedral de São Basílio (foto acima) causa fascínio pelas cúpulas em mosaicos coloridos. Parada obrigatória para qualquer turista em Moscou. Mas não é a única.

Embora não tão colorida, a Catedral do Cristo Salvador (foto ao lado) merece destaque não só por sua beleza, mas também por sua importância para os cristãos ortodoxos, como descrito em post anterior.

Já as catedrais do Kremlin (veja post anterior) foram palco da fé e de coroações de czares e czarinas.  Ivan, o terrível, e dois de seus filhos estão sepultados na Catedral do Arcanjo São Miguel.

São Petersburgo - Catedral da RessurreiçãoSão Petersburgo

Em São Petersburgo, o czar Nicolau II, deposto pela Revolução de 1917, e sua família encontraram a última morada na Igreja de Pedro e Paulo, dentro da fortaleza que deu origem à cidade.

E não foram só eles: em seu interior há vários túmulos de membros das dinastias que antes comandaram o país.

Outro templo ortodoxo em São Petersburgo, a Catedral de Nossa Senhora de Kazan guarda o coração do general russo Kutuzov, herói nacional na guerra contra Napoleão, imortalizado na obra Guerra e Paz, do escritor Leon Tolstoi. Pela arquitetura similar à da Basílica de São Pedro, os russos a chamam de “nosso Vaticano”.

Às margens de um dos braços do rio Neva, que corta São Petersburgo, a Catedral da Ressurreição (foto acima)  tem mosaicos coloridos como a de São Basílio. Foi erguida no lugar onde foi assassinado o czar Alexandre II, em um atentado à bomba em 1881. A areia manchada por seu sangue é conservada em uma das cúpulas da igreja.

Moscou - Interior de catedral do KremlinSimbolismo

Se a arquitetura das igrejas ortodoxas impressiona os turistas ocidentais não familiarizados com esses templos, o interior dessas construções pode impressionar ainda mais.

As paredes são tomadas por pinturas que muitas vezes vão do piso ao teto.

São Petersburgo - Catedral de Santo IsaacAo lado da porta de acesso ao altar, permitido apenas aos sacerdotes, há a imagem de Cristo, de Maria e do santo ou fato religioso que dá nome à igreja.

Nas pilastras geralmente estão representados os mártires, numa referência de que são eles que sustentam a igreja.

Fotografar o interior das catedrais só é permitido naquelas em que não ocorrem mais celebrações. Como a de Santo Isaac, ainda em São Petersburgo, transformada em museu.

Por cerca de 10 dólares, o turista pode visitar e fotografar seu interior. Mais alguns dólares e pode subir até sua cúpula e ter uma visão panorâmica da cidade.

Não há bancos nas igrejas ortodoxas, a não ser para idosos ou portadores de deficiências.

Moscou - Cúpula de catedralOs demais fiéis assistem às celebrações de pé ou de joelhos.

Alguns dizem que quanto mais pecados, mais tempo os fiéis passam ajoelhados.

Outras igrejas ortodoxas não são citadas em guias de viagem nem fazem parte de nenhum city tour de excursão.

Uma injustiça.

Para conhecê-las, permita-se se perder pelas ruas das cidades russas, sem compromisso ou roteiro definido. Olhe para o horizonte, sempre.

Você vai se surpreender.

São Petersburgo - Catedral

Anúncios

2 comentários em “As igrejas ortodoxas russas

  1. “Os judiados pela doutrina filosófica da teologia da retribuição afastam-se do mal por medo do castigo e fazem o bem esperando recompensas. Transmudam-se assim, inconscientes em mercenários da religião.” Este é o São Basílio que emprestou o nome a uma das mais famosas catedrais ortodoxas do mundo, no centrão da capital russa, ladeando e emoldurando junto com um museu histórico a legendária praça vermelha de Moscou. E de quebra, vigia o vizinho e sisudo kremlim…:)

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s