São Petersburgo — Por dentro do Hermitage

Eliane Moreira (texto) e Renato Alves (fotos)

Um dos maiores museus de arte do mundo, o Hermitage, em São Petersburgo, conta com um acervo de mais de 3 milhões de peças. Coleção iniciada pela czarina Catarina, a Grande.

Para compor seu acervo pessoal, ela contava com os conselhos, por correspondência, dos iluministas franceses Voltaire e Diderot.

O museu fica no antigo Palácio de Inverno, residência oficial dos czares russos.

Ele faz parte de um complexo de edifícios que inclui também o Teatro (fechado à visitação), o Grande Hermitage, o Pequeno Hermitage e o Novo Hermitage.

As fachadas dos edifícios já são obras de arte que atraem as câmeras dos milhares de turistas que visitam o museu diariamente. Não  é por acaso que o Hermitage é considerado patrimônio arquitetônico mundial.

Lá  dentro, El Greco, Raphael, da Vinci, Cézanne, Rembrandt, Renoir, Picasso são apenas alguns nomes que enchem suas 1.057 salas. A do trono e a dedicada aos heróis russos que combateram na guerra napoleônica são imperdíveis.

Imperdível também é admirar as escadarias, janelas, assoalhos originais, tetos, lustres que compõem a decoração do museu.

Tudo isso faze do Hermitage a maior atração de São Petersburgo. Segundo o guia Lonely Planet, “existem galerias de arte, existem os museus, existem os grandes museus e, então, existe o Hermitage”. 

Visitação

O museu Hermitage abre diariamente, de terça-feira a sábado, das 10h30 às 17h, e aos domingos, das 10h30 às 16h. 

Anúncios

Um comentário em “São Petersburgo — Por dentro do Hermitage

  1. Paulão de Tarso ao lado do Pedrão sob o título acadêmico de El Greco recepcionaram minha filha lá na beira do Rio Neva, naquela cidade distante 12000km aéreos de onde eu me encontro. É que pedi a ela que localizasse o quadro e se possível uma foto. Não deu outra, ela uma menina de 27 anos, sozinha e Deus vagou no bom termo por aquele mundão, carrega consigo pequenos grandes lances no contato com pessoas e para mim uma alegria que os amigões apóstolos me respondem na metafísica da fé…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s