Em 1958, Oscar Niemeyer convidou o fotógrafo franco-brasileiro Marcel Gautherot para registrar a construção de Brasília. Por dois anos Gautherot fotografou as obras da cidade, que se tornaria um marco da arquitetura e do urbanismo modernista, inaugurada em 21 de abril de 1960.
As imagens desta página fazem parte do livro Brasília, editado pelo Instituto Moreira Salles. A obra será lançada em 29 de abril, na sede do IMS (Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, Rio de Janeiro).
Marcel Gautherot nasceu em Paris em 14 de junho de 1910. Fixou residência no Brasil em 1940. Apaixonado pelo país, fotografou a cultura e as paisagens do Brasil ao longo de toda a sua vida. Morreu em 8 de outubro de 1996, no Rio de Janeiro.
O acervo de mais de 25 mil fotos pertence ao IMS. As imagens registram o cotidiano e os costumes do povo brasileiro em 18 estados, entre 1930 e início dos anos 1980, além de documentar tribos amazônicas e a obra dos mais importantes arquitetos brasileiros.
olá, defendi a minha dissertação de mestrado em memória social pela unirio sobre as fotografias de marcel gautherot durante a construção de Brasília. Foi um prazer enorme trabalhar com estas belíssimas imagens por mais de três anos da minha vida! é uma pena que a dissertação permaneça inédita, pois estas fotografias rendem muito assunto!
andrea cristina silva
CurtirCurtir