Inhotim é o mais novo jardim botânico nacional

A exuberância da vegetação nativa de Mata Atlântica e das plantas ornamentais do Instituto Inhotim, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ganhou reconhecimento nacional. O espaço, cuja característica mais marcante é a interação do verde com intervenções artísticas, é o mais novo jardim botânico do país.

O registro foi concedido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), na categoria C provisório. De acordo com as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), todos os candidatos são inicialmente enquadrados nessa classificação.

O título permanente será atribuído após visita de integrantes da Rede Brasileira de Jardins Botânicos, marcada para 7 de maio. O grupo é responsável por verificar se há pontos deficientes e sugerir melhorias.

Para a concessão do registro, foram observadas várias características: o espaço protegido, se há um acervo de plantas documentado e identificado, um ambiente de entretenimento, educação ambiental e de conservação. No quesito entretenimento, o MMA considera, entre outros pontos, a estrutura de visitação, a presença de monitores e projetos em andamento.

Curador botânico do Inhotim, Eduardo Gonçalves ressalta que o Inhotim tem mais de 4 mil espécies em cultivo, além das presentes na área nativa. São 145 hectares de reserva e outros 97 ha no espaço de visitação. “Temos uma característica única, pois o recorte paisagístico é um labirinto. Trabalhamos com pequenos ou grandes compartimentos, nos quais as passagens são jardins e as paredes, florestas de Mata Atlântica”, destacou.

A vegetação exposta ao público representa apenas 30% de todo o acervo do instituto. Os números das palmeiras dão a dimensão do que ainda está por vir: são 1,3 mil espécies e há estimativa de mais de 15 mil exemplares. “O acervo botânico é diferenciado porque é disposto paisagisticamente. Até mesmo a pessoa que não gosta de planta, dificilmente não se sensibilizará com uma paisagem bem construída, com um jardim bem feito. Temos uma frase em nosso meio, segundo a qual não há planta feia, mas mal colocada.”

 

Anúncios

8 comentários em “Inhotim é o mais novo jardim botânico nacional

  1. Conheci o Inhotim pela TV, aliás, um documentário. Como proceder para visitá-lo? Moro em S.Paulo – SP. Achei muito bonito e importante para a preservação de diversas espécies de vegetação.

    Curtir

  2. Com certeza vou conhecer esta maravilha da conservação da biodiversidade e poesia da arte!!!!

    Edson Carneiro
    Campina Grande – PB

    Curtir

  3. o lugar simplismente é maravilhoso, e é de nossa Minas Gerais.
    Valeu Globo rural.

    Curtir

  4. Sou mineira e lamento ainda não ter conhecido esta grande obra de arte da natureza , mas uai sô, eta terrinha abençoada, graças a Deus sou desse chão, hoje morro no Maranhão. Mas ano que vem estarei ai novamente e com certeza visitarei este jardim.Parabéns pelos idealizadores.

    Verinha

    Slz, 02.09.12

    Curtir

  5. Depois de amanhã teremos a esperada oportunidade de conhecer o Jd. Botânico Nacional de Inhotim!!!Amanhã partiremos, bem cedo, eu e meu marido João Carlos, do interior de São Paulo para Brumadinho.Já ouvimos, lemos, vimos fotos,conhecemos,mais ou menos, a história… Enfim estaremos nessa maravilha…
    Eleonora.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s