No país das placas estranhas

CIDADE DO CABO — Quem desembarca na África do Sul encontra muitas novidades. Boa parte delas, bem estranhas para a nossa cultura. Mas, quem vem para a Copa do Mundo, é bom se informar sobre as regras locais. Elas são bem rígidas. Aqui há multa para tudo.

No entanto, ninguém pode reclamar que não foi avisado sobre o que pode e não pode fazer em cada lugar, pois está tudo bem explicado nas placas, nos mínimos detalhes. Inclusive com desenhos um tanto curiosos e, para alguns, constrangedores.

 Nas arenas de rúgbi e críquete, por exemplo, há placas com vários itens vetados, inclusive as vuvuzelas, permitidas apenas nos campos de futebol. As restrições e os avisos se estendem a todos os locais públicos e privados.

Em todas as praças, por exemplo, há placas proibindo, entre outras coisas, dormir e fazer cocô. Isso mesmo. E está lá o X sobre um homem deitado e roncando, com aqueles ZZZZZ. Mas mais engraçado é a do sujeito agachado e fazendo as necessidades, com uma bolinha saindo do traseiro dele. 

Já nos locais fechados, é comum ter a placa com uma arma desenhada e o X em cima. Às vezes, ela vem acompanhada com a frase: Proibidas armas pesadas. Quando vejo isso, sempre me pergunto: “Então, arma leve pode?”

Além dos desenhos inusitados, que chegam a ser hilários, a maior parte da sinalização sul-africana vem escrita em, no mínimo, duas línguas. Geralmente, o inglês mais o africânder, o dialeto inventado pelos colonizadores holandeses, os criadores do apartheid. Vale lembrar que o país conta com 11 línguas oficiais.

Anúncios

3 comentários em “No país das placas estranhas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s