Pirenópolis vira cenário de novela

Ana Clara Brant e Zuleika de Souza (fotos), do Correio Braziliense

Murilo tenta almoçar ao mesmo tempo em que fica de olho no espevitado filho Lucas que corre por debaixo das mesas. Cléo ganha afagos do namorado, Emílio alonga-se e Edson dá uma ajeitada no figurino. Milena abre uma latinha de cerveja para relaxar e refrescar, enquanto Marcos prefere a velha e boa água para amenizar o calor. Todas essas cenas envolvem atores e diretores da próxima novela das 18h, da Rede Globo, Araguaia, prevista para estrear no fim de setembro.

Porém são ações dos bastidores das gravações realizadas nessa última semana em Pirenópolis, cidade histórica goiana a 150km de Brasília. O Murilo em questão é Murilo Rosa, ator brasiliense e protagonista da trama que desde 25 de junho está sendo filmada no interior de Goiás.

Familiarizado com a região onde cresceu e passou boa parte da infância e da adolescência, “Murilito”, como é carinhosamente chamado pelos colegas e pelo diretor Marcos Schechtman, acredita que a nova produção global será um marco e revelará um Brasil mágico.

“O Araguaia nunca mais vai ser o mesmo. O goiano tem essa paixão pelo Araguaia e agora é a vez do resto dos brasileiros se apaixonar também. É um lugar fantástico que merece ser descoberto”, disse ele, que nos últimos dias de filmagem em Pirenópolis contou com a presença dos pais, primos, sobrinhos e da mulher, a modelo Fernanda Tavares, além do filho Lucas, de 2 anos e meio. “Como tenho parentes em Anápolis, Goiânia e Brasília, e não tive como fugir das gravações para visitá-los, meu pai fez uma festa junina no sítio que tem aqui na região para reunir o pessoal”, disse.


De olho na musa

Outra que contou com a presença familiar foi Cléo Pires, também protagonista de Araguaia. O namorado, o publicitário João Vicente, não desgrudava os olhos da musa que será a capa da edição dos 35 anos da revista Playboy, que sai agora em agosto, com direito até a pôster 3D da atriz. “As fotos ficaram lindas, do jeito que eu imaginei e queria”, declarou Cléo.

Também empolgada com as gravações em Goiás, onde sua família tem uma fazenda, a filha de Gloria Pires comentou o fato de estar novamente fazendo um par romântico com Edson Celulari, o único dos atores que não falou com a imprensa, provavelmente para evitar perguntas sobre o fim de seu casamento com Claudia Raia.

“Fazer par com Edson novamente é muito bom. A minha primeira personagem, a Lurdinha, de América, eu fiz com ele. Ele conhece minha família há muito tempo e é muito generoso em cena. Além do mais, todo esse clima do Araguaia e de Pirenópolis é muito legal para a trama”, comentou.

Antagonista da personagem de Cléo no novo folhetim das seis, Milena Toscano, a única de folga no dia em que o Correio acompanhou as gravações, aproveitou para dar uma espiada no trabalho dos colegas. “Tive uma folguinha hoje depois de uma maratona de quase um mês. Já estou me preparando para ter muito trabalho pela frente, ainda mais que sou uma das protagonistas. Por isso, mereço tomar uma cervejinha de leve, né?”, justificou a atriz.

Realmente, é uma jornada árdua que começa diariamente às 5h ou 6h e dura até o pôr do sol. “Essa novela vai revelar um Brasil interiorano desconhecido e único. Queremos mostrar como o interior é pujante, com pessoas cultas, antenadas e ao mesmo tempo preserva aspectos rurais fortes. São a tradição e a modernidade juntas”, comentou o diretor Marcos Schechtman, agraciado recentemente com o Emmy (principal premiação da TV norte-americana), por seu trabalho em Caminho das índias.

Outro que ficou deslumbrado com as belas paisagens do Araguaia foi o ator Emílio Orciollo Netto. Para ele, ter gravado as primeiras cenas à beira do rio foi fundamental e uma verdadeira bênção. “É um lugar abençoado, com uma energia muito forte”, comentou.

Araguaia

A novela de Walter Negrão conta a saga de Solano (Murilo Rosa), homem que luta por justiça social e desafia uma maldição indígena lançada sobre sua família: todos os filhos homens que as mulheres de sua família tivessem morreriam quando estivessem às margens do Rio Araguaia.

Quando ele e o pai, Fernando (Edson Celulari), saem da cidade grande e vão até lá, Fernando morre e Solano continua no Araguaia. Lá, se envolve com duas belas mulheres: Manuela (Milena Toscano) e Estela (Cléo Pires), viúva de seu pai. O elenco ainda traz Laura Cardoso, Lima Duarte, Regina Duarte, Emílio Orciollo Netto, Júlia Lemmertz, Thiago Fragoso, Mariana Rios, entre outros.

Grande produção

Araguaia tem previsão de estreia para o fim de setembro, mas desde março atores, diretores e produtores estão envolvidos com a trama participando de workshops, escolhendo locações ou realizando pesquisas.

O gerente de produção da novela, Rodrigo Tápias, conta que passou 10 horas percorrendo o Rio Araguaia, com o diretor Marcos Schechtman, até encontrar a melhor locação. “Tem toda uma logística por trás e acabamos escolhendo Luiz Alves, distrito de São Miguel do Araguaia (Norte de Goiás), que fica a 9 horas de Goiânia. Era uma boa base e nos oferecia uma certa estrutura. E viemos nessa época, porque é o período em que o rio fica mais baixo”, explicou.

Foi no Araguaia, inclusive, que elenco e equipe se depararam com mosquitos, jacarés e arraias. Mas nada que atrapalhasse as gravações. “Não havia repelente que desse jeito naqueles mosquitos. Era impressionante. Mas foi uma experiência muito legal encontrar aqueles bichos, aquela exuberância selvagem”, lembra a atriz Milena Toscano.

Além da gerência de produção, outro departamento fundamental em uma novela é a produção de arte, que no caso de Araguaia, é chefiado por Fernanda Bedran, que viabiliza a decoração, objetos pessoais dos personagens ou objetos de cena.

Segundo ela, em Araguaia, os veículos e meios de transporte têm um papel de destaque. Para se ter uma ideia, a produção trouxe de São Paulo jets-skis, e até um hidroavião. Mas o que mais chama a atenção é a escolha dos cavalos utilizados pelo elenco. “Os cavalos foram escolhidos de acordo com o perfil de cada personagem. O do herói Solano, vivido por Murilo Rosa, é preto, para dar aquele aspecto do cavalo do Zorro, selvagem.”

7 comentários em “Pirenópolis vira cenário de novela

  1. estou adorando a novela,não perco um dia está linda. só me dá muita saudade da minha terra pois sou de goiania morei em vrios lugares da regiao ja faz bastante tempo que não visito os irmaos so penso em ir embora de vez mas não tenho cndições.A globo escolheu muito bem este lugar para fazer esta bela novela parabens…

    Curtir

  2. O elenco da novela estão todos de parabens! os atores e toda a produção, tive o privilégio de trabalhar com a equipe de iluminação, e achei um barato! todos muito educados e atencioso com a gente, a rede globo esta de barabens por tudo! por isso que é a melhor.

    Curtir

  3. Fico feliz em saber que a nova novela da rede globo será esibida às margens do araguaia esse rio maravilhoso o qual temos paixão por suas belezas.Obrigada, bjs.

    Curtir

  4. Bacana! como Goiãna e uma parte Pirenopolina,me sinto feliz por Pirenópolis ter sido escolhida como cenário para a trama Araguaia!
    Tive tambem o pivilegio de participar de alguns longas rodados na charmosa Piri!
    – O Tronco de Joâo Batista de Andrade.
    – Uma Vida Em Segredo de Suzana Amaral.
    -Dois Filhos De Francisco.De Breno Silveira.

    Parabéns Pirenópolis!!!

    Curtir

  5. realmente foi deslumbrante, as gravações da próxima novela Global.Tenho uma pousada em Pirenópolis- Pousada Recanto da Mata, mas me dei folga por dois dias só para acompahar de perto as gravações, e valeu a pena, pois os atores são muito carismáticos e atenciosos com o público. Obrigado a Rede Globo por dar este presente para Goías.

    Curtir

Deixe um comentário