O colorido mercado da Cidade do Cabo

    O Green Market Square é uma parada obrigatória de todo turista na Cidade do Cabo. Mercado desde 1806, hoje monumento nacional, a praça pavimentada de pedra recebe diariamente uma colorida feira de artesanato.

    Localizado no epicentro da Cidade do Cabo, o mercado é cercado de prédios históricos, hotéis, pousadas, pubs, lanchonetes e restaurantes. Dos edifícios, se destaca a antiga Prefeitura, construída em estilo rococó em 1755 (foto abaixo).

    No entanto, sem dúvida, a grande atração do Green Market é o mercado de artesanato. São mais de 200 barracas, que vendem artigos produzidos em quase todos os países africanos.

    É tanta coisa que deixa o visitante perdido e indeciso. Mas trata-se de uma experiência cultural riquíssima ver peças produzidas à mão por diferentes povos do continente, de países como Malawe, Senegal, Quênia e Congo.


    Há de tudo por lá: camisetas com estampas do Nelson Mandela e outros líderes, máscaras de entidades pertencentes a ideários tribais, colares de pedras, pulseiras de cabelo de elefante, instrumentos de percussão e quadros que retratam danças folclóricas.

    Peças entalhadas em madeira dos Big Five — os cinco animais mais difíceis de se caçar da África; leão, rinoceronte, búfalo, girafa e elefante — podem ser encontradas por 140 randes (cerca de R$ 40).

    Pechincha

    Tão atraentes quanto as peças são os vendedores, também vindos de todas as partes da África. Eles são persistentes. Fazem de tudo para convencer o turista a levar algum produto.

    A principal recomendação para os turistas é andar à vontade, mas se não estiver muito decidido a respeito do que comprar, nem pense em parar nas barraquinhas. É regra entre os vendedores aproveitar qualquer demonstração de interesse dos clientes (basta um olhar) para oferecer um produto especial e falar o valor.

    Se você recusa, logo eles indagam: “Qual é o preço que você paga?”. Bem baixo, pra concorrência não ouvir. Um tipo de situação não muito confortável para quem não sabe negociar e que fica mais complicada para quem não está acostumado a usar o rand, a moeda local.

    Na base da barganha, a máscara de 800 randes pode sair pela metade, até um terço. Se está disposto a comprar, é bom garantir uma boa quantidade de dinheiro em espécie, pois 500 randes podem se acabar em 10 minutos de passeio.

    Anúncios

    Um comentário em “O colorido mercado da Cidade do Cabo

    1. Vcs conhecem algum site que eu possa comprar umas girafas de Medeiros (grande)? Se ok pode me passar o contato?

      Curtir

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s