Maior templo da Roma antiga é reaberto

O maior templo da Roma antiga foi reaberto ao público após mais de 20 anos em obras. O templo de Vênus e Roma, construído durante o governo do imperador Adriano no século 2º (de 121 a 135), fica no coração do Fórum Romano, perto do Coliseu. Do imenso edifício original com duas entradas restam dezenas de colunas e partes de duas absides com tetos ornamentados.

O templo era visível para os visitantes do fórum, mas o acesso estava interditado por causa das obras. Até os anos 1980, carros podiam até mesmo estacionar em frente as suas colunas.

O trabalho de restauração foi centralizado na pavimentação do templo de Roma, nas melhorias nos vãos de sustentação do teto, enegrecidos pela poluição, e limpeza de um esgoto próximo ao local.

Deusa do amor e da cidade

Erguida nas ruínas da Domus Aurea — a casa do imperador Nero –, este templo comporta duas partes unidas: o templo de Vênus, deusa do amor e ancestral mística dos romanos, e o templo de Roma Aeterna, deusa da cidade.

Mesmo fechado ao público, o templo vem sendo utilizado, desde o papa João Paulo 2º, para cerimônias da Sexta-Feira Santa.

Anúncios

Um comentário em “Maior templo da Roma antiga é reaberto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s