Dica de blog — Aventuras pelo Pacífico

Acompanhe pelo Blog dos Intercambistas as aventuras de 11 jovens brasileiros que vão se atirar em um programa de intercâmbio cultural no Japão e em alguns países das cercanias — Ilhas Salomão, Ilhas Fiji, Austrália e Vanuatu — com outros participantes de vários países.

A história é a seguinte: O governo japonês tem um programa de intercâmbio cultural chamado Ship for World Youth, criado em medos dos anos 1950, para promover o intercâmbio cultural de jovens japoneses com outros jovens do mundo e também despertar o potencial de liderança dessas pessoas em busca de um mundo melhor.

Em 1988, o programa foi alterado para o formato no qual funciona até hoje: alguns dias em atividades em solo japones, e mais algumas semanas a bordo de um navio cruzeiro, cruzando oceanos, visitando países e realizando muitas atividades culturais durante o trajeto.

Este ano, será realizada a 23ª edição do programa, e será 6ª vez que contará com participação brasileira.

Em outros anos, o convite era feito pelo governo japonês ao Ministério da Educação do Brasil, que delegava a seleção a universidades federais. Este ano, a seleção foi feita entre bolsistas integrais do Programa Universidade para Todos (ProUni), que tenham entrado por meio do Enem 2008, que cursem ciências sociais e ciências sociais aplicadas e que declararam falar inglês fluente.

Foram selecionados 11 jovens, entre 19 e 28 anos, dos cursos de arquitetura e urbanismo, jornalismo, cinema, economia, letras — inglês e relações internacionais.

Além do Brasil, o programa contará com 131 jovens japoneses, mais 12 jovens de cada um dos seguintes países: Austrália, Bahrein, Chile, Fiji, Micronésia, Vanuatu, Ilhas Salomão, México, Oman, Suécia, Tanzânia.

Os jovens partem para o Japão em 9 de janeiro (domingo). As atividades do programa começam no dia 11. Os participantes passarão 10 dias no Japão, onde passarão por treinamentos e atividades preparatórias para os dias no navio cruzeiro, já inclusos três dias num homestaying — atividade de intercâmbio no qual os jovens ficarão hospedados em casas de famílias japonesas — em Nagasaki. Depois, embarcam no navio no porto de Yokohama.

O navio passará pelas Ilhas Salomão, Ilhas Fiji, Austrália e Vanuatu, depois regressa ao Japão, pelo porto de Naha. No total, o programa terá 51 dias.

Anúncios

2 comentários em “Dica de blog — Aventuras pelo Pacífico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s