O melhor do Museu Rodin


Eliane Moreira

No filme Meia-noite em Paris, de Woody Allen, o casal protagonista visita o Museu Rodin, na capital francesa, tendo por cicerone a bela Carla Bruni. Mas a não ser que você seja do tipo que ganha todos os prêmios em bingos, rifas e sorteios, dificilmente encontrará a primeira dama da França por lá.

Prepare-se, no entanto, para outras celebridades. O acervo reúne as mais importantes esculturas do francês Auguste Rodin, expostas nos salões e jardins do museu.

É o caso de O Beijo, de 1889. Exibido em um dos salões, a obra retrata o amor proibido de Paolo e Francesca, personagens de A Divina Comédia, do escritor italiano Dante Alighieri.

Já  O Pensador, considerada por muitos a obra mais famosa de Rodin, encontra-se exposta nos jardins do museu, atraindo todas as atenções dos visitantes.

Também fazem valer o ingresso outras belíssimas esculturas, como Balzac, São João Batista, A Torre do Trabalho e a impressionante A Porta do Inferno.

O museu conta ainda com gravuras, desenhos e fotografias de Rodin, além de pinturas de Van Gogh e Renoir, colecionadas pelo artista.

Mas, se não tiver tempo para apreciar todas as obras, contente-se com os jardins. Muitas das mais famosas esculturas estão expostas a céu aberto e os jardins, por si, são um atrativo. Ideais para caminhadas, um lanche ou café. Há um charmoso restaurante nele, que ainda dispõe de cadeiras e bancos em vários pontos.

Como chegar
Musée Rodin, 79, rue de Varenne
Metrô (linha 13) : estação Varenne ou Invalides
RER (linha C) : estação Invalides
Aberto de terça a domingo, das 10h às 17h45 (os jardins fecham às 18h)
Bilhetes: 6 euros (salões e jardins), 1 euro (apenas jardins), 12 euros (ingresso combinado para o museu Rodin e o museu D’Orsay)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s