Pirenópolis sob o olhar do The New York Times

Seth Kugel, do Frugal Travelver, blog do NYT

Às vezes, em pequenas cidades, em terras distantes, você faz coisas que não faria em casa, como pendurar na metade traseira de uma moto com solavancos por estradas não pavimentadas. Em Pirenópolis, no Brasil, uma gracinha, cidade colonial distante 85 milhas a oeste de Brasília, moto-táxis são o sistema de transporte público e a principal forma, se você não é parte de um grupo de turistas, para chegar às cachoeiras. Você ganha um capacete próprio e, se tiver sorte, um motorista chamado Wesley, que por uma manhã de terça, no início de setembro, também serviu como meu guia turístico de fato. Nós caminhamos em trilhas acidentadas e mergulhamos em cachoeiras, e Wesley correu para o cerrado para arrancar suculentos cajus para fazermos um lanche.

Wesley e eu tínhamos as cachoeiras quase perto de nós, um truque, considerando que Piri, como a cidade de 23.000 habitantes é conhecida, é muitas vezes cheia de turistas e a segunda casa para escapar de Brasília e Goiânia, as duas cidades mais próximas. Na verdade, não é um truque: eu simplesmente fui num dia de semana.

Por mais encantadora que seja, Pirenópolis, provavelmente, não vale a pena uma viagem por conta própria. Mas minha visita emparelhada com um fim de semana em Brasília, a capital da nação, porque os políticos brasileiros (e aqueles que cortejá-los) abandonam a cidade de sexta a segunda-feira, tornando-o o tempo ideal para pontuação do hotel íngremes e descontos para carros.

O apogeu de Piri foi durante uma corrida do ouro do século 18, e à sua arquitetura bem preservada colonial a cidade foi adicionado um artsy, artisany vibração (há muitos, muitos velhos Fuscas), e restaurantes que servem tanto quanto cozinha internacional e pratos típicos da região, conhecido como do cerrado. Na segunda e terça-feira, eu tinha o lugar praticamente para mim. Conseguir um desconto de mais de 50% para um quarto na Pousada do Abacateiro, que ofereceu um quarto com pequeno-almoço por R$ 70.

Escolhi isso depois de escrever e-mails para uma dúzia de pousadas listados no site pirenopolis.tur.br buscando descontos de semana, mas tinha pouco mais para onde ir, mas no preço. Opiniões on-line (mesmo no TripAdvisor, normalmente onipresente) eram escassos. Minha pousada acabou por ser uma confortável estadia, centralmente localizada em um prédio muito antigo, colonial. Um café da manhã com frutas, pães, café e suco foi incluído.

Fernando Esselin, um amigo de um amigo que em janeiro mudou-se para fora de Piri com sua esposa, Karina Castardelli, e já parece conhecer a todos, disse que a calma da cidade de semana desapareceu quando os turistas de fim de semana chegaram, e que ele tentou ficar longe quando possível . Mas este não foi o fim de semana, e ele estava feliz por se juntar a mim para cervejas nas mesas ao ar livre no Café Pireneus.

Karina estava feliz de me atualizar sobre a cena Piri de compras. Quando eu elogiei sua bolsa (não é uma reação que eu normalmente teria de apetrechos femininos), ela me orientou para a loja onde ela tinha comprado: Capitão Sujeira, que vende bolsas descontroladamente criativas, casacos e outras roupas feitas principalmente a partir de materiais reciclados (e onde eu, um cliente relutante, comprei uma mochila perfeita para a montagem de um computador e câmera, por R$ 120).

A melhor dica que Fernando e Karina me deram, porém, foi para visitar a oficina fora da cidade onde as três jovens irmãs Alvarenga, Celina, Celene e Celestina, usam teares de madeira construído por seu pai para produzir tecidos tradicionais usando padrões transmitidos através de gerações.

Se as portas da garagem de tamanho de madeira para sua loja, A Tecelagem Trama (Rua José Dornelles Jayne, Quadra 1, Lote 4A na GO-338 rodovia estadual), estiverem fechados, não se preocupe: basta deslizar o beco para a esquerda para ver se há alguém no workshop abaixo. Os preços são incrivelmente baixos — para competir com a máquina de fabricação de trabalho na cidade, disseram as irmãs – e eu não pude resistir (mais uma vez, estranhamente), gastando R$ 45 em um capacho de correspondência e tapete do banheiro, que instantaneamente se tornou adições preciosas e coloridas ao meu apartamento em Nova York.

A viagem para a loja requer um passeio de moto-táxi, mas o centro da cidade é bom para vagar a pé e, apesar de muitos lugares estarem oficialmente fechados no início da semana, não necessariamente me impediram de vê-los. Por exemplo, o Museu de Arte Sacra – alojado em uma antiga igreja – não foi aberto na segunda-feira, mas desde que as portas estavam abertas, eu entei e peguei um tour personalizado do diretor, que explicou como as cruzes e os ícones tinham sido salvos de igrejas na cidade que tinha sido fechada ao longo dos anos.

Na primeira noite, Fernando se juntou a mim para um Pirenópolis padrão: empadões barato e pamonhas, que são essencialmente as versões da região de tortas e tamales. Eles vêm quente para fora do forno no fim da tarde na Pamonharia Peixoto, na Rua Direita, ou em vários outros pontos no mesmo bloco pitoresco. Há também uma loja de fantásticos artesanal sorvete, chamado Colorê (Rua do Bonfim, 15A), com sabores como caipirinha e baru, uma castanha que cresce na região. Como foi feito? Quando perguntei à jovem empunhando a colher quem fez o sorvete, ela respondeu: “Eu”.

Na segunda à noite, uma busca por um restaurante mais formal que serve cozinha regional falhou. Como muitos restaurantes, fecha às segundas e terças-feiras. (Vir na cidade na quarta-feira e quinta-feira teria sido uma jogada mais inteligente). Então eu tirei o trem frugal, título com Fernando a Empório do Cerrado, ao longo da Rua da Rua do Lazer – literalmente, Rua de Lazer. Prato principal: tiras de filet mignon em um doce de caju com molho de maçã, “charutos”, risotto de açafrão envolto em taioba (uma folha spinachlike). Com sobremesa e uma cachaça ou dois, ele me jogou pra R$ 72 reais, mais do que o custo do meu quarto, mas valeu a pena.

A melhor parte da minha jornada em Pirenópolis foi minha aventura cachoeira. Lá estava eu, cerca de 15 milhas fora da cidade, saltando ao longo de uma estrada de terra esburacada, pendurado na melhor maneira possível e ver como infinitos Fuscas vieram bater a estrada na direção oposta. Lidar com eles é otimo nas estradas não pavimentadas, Wesley disse.

Eu tinha contratado Wesley em um stand de moto-táxi oficial na cidade. Ele tinha concordado em levar-me nas propriedades privadas, onde ficam as cachoeiras em torno de Pirenópolis, como a Vargem Grande e a Abade, por R$ 35. (Essa é a taxa normal para visitar Abade, eu tenho que dar uma parada em Vargem Grande, um pequeno desvio.)

Abade foi a melhor das duas: por R$ 30, andei por caminhos perfeitamente mantidos, acompanhado por Wesley (que ficou livre), parando em uma lagoa de peixes natural, espionando sobre as aves recém-nascido em um ninho altura da cintura e uma escalada até uma pequena cachoeira antes de mergulhar na água na cachoeira Abade principal.

Wesley não apenas foi nadar comigo e serviu como meu (muito ruim) fotógrafo, mas ele também me encantou com seu amor ao cerrado, as planícies secas que cobrem grandes áreas do Brasil central e produzem todos os tipos de frutas incomuns. Ele disse que nunca tinha ido a São Paulo ou ao Rio de Janeiro, duas megacidades do Brasil, mas sabia que ele não gostaria, a partir de tudo o que tinha visto e ouvido.

Ele imediatamente cumpriu o meu pedido ao ver uma árvore de pequi, que dá os frutos mais comumente associado à culinária local, em que muitas vezes é usado para o dar sabor ao arroz. Eu considero-o vegemite do cerrado: em outras palavras, um gosto adquirido que é muito difícil de adquirir. Mesmo picolés de pequi, que ficou enraizado ao local, obrigaram-me a tentar, não são susceptíveis de ganhar uma sequência internacional.

Quando a viagem acabou, eu tinha a mais barata refeição na cidade: o buffet na varanda da Casa Melo supermercado (Rua Sizenando Jaime, 30). Por R$ 7 reais, meus amigos — há um buffet ilimitado de arroz, feijão, carne, frango e massas, além de um bufê de saladas e doces tradicionais para a sobremesa. Perfeito para um almoço pós-cachoeiras, e, me desculpe dizer, não se encontra online. Esse é o tipo de conselho que só vem de um mototaxista.

SE VOCÊ VAI

Piri é uma ótima viagem se você está visitando Brasília ou vai fazer um amplo tour através da cidade e parques nacionais da região do cerrado. O ônibus de Brasília é fácil e barato: a Viação Goianésia tem quatro horários por dia e cobra cerca de R$ 20 em cada sentido. Pirenópolis tem infinitas pousadas listadas em vários sites, que você pode reservar por e-mail ou pelo telefone.

2 comentários em “Pirenópolis sob o olhar do The New York Times

Deixe um comentário

