Cenários de filmes em Toronto

Renato Alves (texto e fotos)

Muitas das cenas de filmes famosos que você imagina se passar em alguma metrópole norte-americana na verdade foram rodadas em Toronto. E nenhum ponto da cidade canadense serviu e serve mais de cenário para os longametragens do que uma antiga destilaria de uísque (foto abaixo). Inaugurada em 1832 e já desativada (veja Para saber mais), ela foi palco de locações de grandes sucessos como X-Men, Chicago, Refém do silêncio e A Luta pela esperança.

O espaço de mais de 56 mil metros quadrados, que nos anos 1990 se tornou a locação de cinema mais usada no Canadá e o segundo maior set de filmagens fora de Hollywood, também é um dos melhores pontos para comprar, comer e beber em Toronto. Transformado em centro cultural em 2003, após reforma dos prédios da velha destilaria, o complexo tem restaurantes, cafés, lojas de decoração, ateliês e galerias de arte.

Como toda a cidade, a destilaria ferve no verão, quando os restaurantes colocam as mesas para fora. Entre outras coisas, você pode experimentar os pratos do Pure Spirit Oyster House & Grill, que ainda fabrica cerveja orgânica. Também há uma fábrica de chocolate com sua charmosa e tentadora lojinha, uma autêntica cervejaria com a bebida servida direto da fábrica, e cafés com decorações, livros, revistas e conforto que convidam a uma longa parada.

Simplesmente caminhar pelo centro de arte e lazer já é um prazer. Por isso se vê tantos casais, idosos e pais com crianças nas ruelas — restritas a pedestres e ciclistas — entre os muito bem cuidados prédios de arquitetura industrial vitoriana. Também há muitas esculturas ao ar livre e uma extensa programação de eventos ao longo do ano, incluindo música ao vivo, espetáculos de dança, exposição de fotografia e outras atividades. Nos fins de semana, há uma feirinha de artesanato.

Ostentação

Depois da destilaria, um castelo é o principal set de filmagens em Toronto. Considerada a maior residência da América do Norte até 1914, a Casa Loma (primeira foto) fica atrás apenas da CN Tower em número de visitantes na cidade. Com 98 cômodos, ela ainda é uma das maiores residências do Canadá. Suas suítes são decoradas com obras de arte de todos os cantos do mundo. Boa parte da mobílias e objetos  decorativos são originais.

Com três andares mais o subsolo, a mansão é fruto da imaginação de um próspero homem de negócios, Sir Henry Pellat. Além da decoração, o palacete tem passagens secretas, um túnel, torres, estábulos, e enormes jardins — abertos somente de maio a outubro. Outro atrativo é a cúpula de vitrais do jardim de inverno. Mas nada traduz melhor a excentricidade do seu construtor que o banheiro de luxo usado por ele.

A quantidade de cômodos e sua grandiosidade fizeram da Casa Loma um cenário perfeito para filmes de gêneros diferentes. Em seu bar, gravaram cenas de Cocktail, com Tom Cruise. A casa é a mesma da escola de mutantes comandada pelo Professor Xavier, líder dos heróis de X-Men. Os fãs da série a indentificam facilmente por seus corredores todos em madeiras e pela biblioteca com mais de 10 mil livros.

PARA SABER MAIS

Situado no centro da cidade, o Distillery District abrigava, em 1832, a destilaria Gooderham and Worts. Letreiros do empreendimento ainda podem ser vistos no agora complexo cultural. Fundado por um imigrante escocês como a maior destilaria no Canadá, o lugar é importante na história de crescimento econômico da cidade e da nação. Tanto que a empresa se tornou a maior destilaria do mundo. Ela fechou as porta depois de 153 anos produzindo bebidas alcoólicas, como uísque e rum. No fim de 2001, a Cityscape Development comprou toda a área. Desde 2003, transformou o lugar em um distrito histórico. O complexo de 43 prédios tem o característico padrão de design industrial do século 19. Quase todo em estilo vitoriano, que, ainda hoje, é o maior da América do Norte.

Sabores variados

A cervejaria artesanal Mill Street é um orgulho dos moradores de Toronto. Suas cervejas, em quatro tipos, incluindo uma com sabor de café, são encontradas em diversos bares da cidade. Na loja da destilaria, você experimenta a bebida na temperatura ideal, em meio aos fãs de esportes canadenses que se unem nas cadeiras de madeiras em frente aos monitores de TV.


Guerra dos mundos

Uma das mais interessantes obra é a IT, criada pelo artista Michael Christian sob inspiração do clássico Guerra dos Mundos, de H. G. Wells. Com mais de 12 metros de altura, ela dá a impressão de que uma grande aranha de metal anda pela região. Do mesmo autor, Koilos também é feita de metal e, com seus pouco mais de 4m de altura, é muito fotografada pelos turistas.

Festival badalado

Toronto sedia um dos três mais importantes festivais de cinema do mundo. O Toronto International Film Festival, mais conhecido pela sigla Tiff, ocorre sempre em setembro. Aberto ao público, movimenta a cidade nos dias de exibições dos filmes. Vencedores do Oscar, como O discurso do rei e Quem quer ser um milionário?, estrearam no Tiff. Este ano, Heleno, com Rodrigo Santoro, teve a primeira projeção no festival. O evento ganhou recentemente um centro multiplex, apelidado de Bell Lightbox, que mantém uma programação regular de mostras de filmes de arte, temáticos ou de diretores, além de um dos restaurantes mais badalados da cidade.

LEIA TAMBÉM

Arquitetura, cores e sabores canadenses

Onde o céu é o limite

O endereço dos descolados em Toronto

A mais quente cidade do Canadá

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s