Imagens do cerrado candango

Zuleika de Souza, da coluna Photo & Graphia, do Correio Braziliense

A seca pinta o cerrado de muitas cores e transforma as paisagens em pinturas. Visitamos  alguns lugares onde essas telas podem ser admiradas e fotografadas.

Uma vista linda pode ser admirada do Morro do Centenário, onde fincada a Pedra Fundamental da Capital, pertinho de Planaltina. Além de um ponto histórico, tem visão de 360 graus da parte norte do quadradinho.

De lá o cerrado se mostra em uma palheta de cores: o céu azul de agosto, o capim dourado, o marrom dos galhos secos, o verde das áreas irrigadas, o vermelho das caliandras e o pó laranja da terra seca.

Outro lugar muito interessante é o mirante do Jardim Botânico de Brasília (enorme reserva natural, próximo ao Lago Sul).

No alto de uma estrutura de madeira, dois bravos bombeiros civis, Junior e Valdeir, vigiam o cerrado para que não vire cinza.

Os simpáticos guardiões do bioma fazem as vezes de anfitriões do parque e descrevem e identificam as paisagens enquanto vasculham o horizonte, de binóculos, à procura de fumaça.

De lá, se vê em primeiro plano um mar de canelas de ema, algumas com a marca de fogo do ano passado, várias camadas de Cerrado e, no infinito, o Plano Piloto.

Com sorte, dá pra ver alguns animais como o sabiá-do-campo.


No centro da cidade, do mirante da Torre de TV, temos uma visão mais urbana da seca, os gramados ressecados, a cidade acinzentada e uma camada de poeira rosa no horizonte.

Na praça do Cruzeiro, onde foi realizada a primeira missa da cidade, atrás do Memorial JK, nos fins de tarde, acontece um espetáculo com hora marcada. Dezenas de pessoas se juntam na praça, mesmo nos dias de semana, para aplaudir quando o sol começa a descer atrás do Parque Nacional, e o firmamento se transforma em uma grande tela alaranjada.

Já que temos que conviver com a seca, vamos aproveitar e contemplar o belo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s