Palácio do Alvorada abre à visitação todos os dias, em janeiro

Fachada e interior do Palácio da Alvorada.

As visitas ao Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, serão realizadas todos os dias da semana durante este mês de janeiro. A determinação foi da própria  presidente Dilma Roussef. Anteriormente, as visitas só aconteciam às quartas-feiras. Uma das novidades da ampliação do horário é que os passeios não serão suspensos se a presidente estiver em casa.

O palácio estará aberto para o passeio entre 15h e 17h. Um guia acompanha grupos formados por 30 pessoas por vez. As senhas para o passeio são distribuídas a partir das 14h.

Os grupos são formados por ordem de chegada, que assistem a um vídeo institucional de 9 minutos, explicando a restauração realizada de dezembro de 2004 a março de 2006, mostrando a cozinha, o auditório e outras dependências que não estão no roteiro da visita. Após o vídeo o profissional de relações públicas acompanha o grupo, explicando a estrutura arquitetônica do Palácio da Alvorada, seu conteúdo histórico e as obras de arte que compõe a ambientação. A duração das explanações é de, aproximadamente, 40 minutos.

Sala de Jantar do Palácio da Alvorada

A permissão é para que 300 pessoas façam o roteiro diariamente. A visita passa pela área externa, hall, salas de reunião, biblioteca e o espaço reservado para as recepções do palácio.

Os quartos e os ambientes reservados não estão no roteiro da visita. Uma das atrações é a capela que foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

No local, estão painéis de Athos Bulcão que são folheados a ouro. Os jardins e a piscina do palácio  também estão abertos aos visitantes.

Curiosidades

Desde fevereiro de 2011, Dilma divide os 7,3 mil metros quadrados do monumento com a mãe, Dilma Jane, e a tia Arilda. A filha Paula e o neto da presidente, Gabriel, com certa frequência também a visitam. Mas, apesar da beleza do Palácio, tanta suntuosidade não agrada muito à família Rousseff.


A mãe de Dilma já reclamou que o Palácio não tem cara de casa por ser muito impessoal e disse preferir a Granja do Torto, uma espécie de sítio da Presidência, também em Brasília. A própria presidente assumiu a preferência em uma entrevista concedida à falecida apresentadora Hebe Camargo.

– Morar no Palácio não é muito bom. Ele não foi feito para as pessoas morarem e sim para visitarem. Mas, pela minha representação, tenho que morar aqui (Alvorada). Mas sempre que posso fujo para o Torto, que é mais aconchegante.

Outro motivo que deve incomodar as três moradoras do Alvorada é a lenda de que a casa é mal assombrada. Soldados do Exército que fazem a segurança do local comentam ter ouvido sons misteriosos por ali à noite. Na mesma entrevista, Dilma ironizou a história de que fantasmas frequentavam a região.

– O sol de Brasília é muito forte e o concreto trabalha de noite (a estrutura física dilata com o calor e se acomoda ao volume normal quando o tempo esfria) . Aí de noite todo mundo escuta o concreto trabalhando. Mas, até onde eu vi, te asseguro que não encontrei ninguém.

Programa de visitação escolar

Programa destinado às crianças do ensino fundamental do DF e regiões próximas. A visita à residência oficial da Presidenta, oferece orientação cívica, além de transporte e lanche. Abrange crianças de escolas públicas e privadas das 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental, pois neste período a grade curricular abrange estudos sobre a estrutura governamental do País. Estas crianças visitam as dependências do Palácio, tendo toda a orientação e desenvolvimento lúdico voltado para o público infanto-juvenil. Nesta visitação a média é de 42 alunos e 03 professores.

Para participar dos programas é necessário oficializar o pedido através do e-mail da COREP (corep@presidencia.gov.br) ou Fax: 3226-0321

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s