Brasília ontem e hoje

Congresso Nacional

No último domingo (14/4), um grupo de publicitários saiu pelas esquinas e tesourinhas de Brasília munido de uma câmera digital e de algumas fotos antigas de pontos famosos da cidade, como o Congresso Nacional, a Catedral e o Memorial JK. A ideia era simples: sobrepor as imagens antigas aos cenários atuais e fazer um registro da mudança de tempo nestas paisagens. Ao longo da semana, o resultado da empreitada foi colocado no Facebook e despertou o interesse de muitos brasilienses, que aproveitaram para curtir e compartilhar a homenagem aos 53 anos da capital federal.

Rodoviária do Plano Piloto

As fotografias antigas, feitas entre 1958 e 1974, foram conseguidas pela equipe por meio do Arquivo Público do Distrito Federal e de colaboradores que enviaram as imagens para a fanpage Brasília – Patrimônio Cultural da Humanidade, na qual foram postadas as novas fotos. A primeira, publicada na segunda-feira, mostrava o antes e o agora do famoso foguetinho do Parque Ana Lídia, no Parque da Cidade. A publicação logo alcançou 700 compartilhamentos e conseguiu mais de 1,3 mil curtidas. Depois desta, foram registradas também a Universidade de Brasília (UnB), a Rodoviária do Plano Piloto e a Igrejinha (307/308 Sul), entre outras.

Brasília 3

A ação é baseada nos trabalhos dos fotógrafos Christopher Moloney e Khánh Hmong. O primeiro pegou imagens de filmes célebres rodados em Nova York e foi aos locais em que elas se passaram para fazer um contraponto temporal. O projeto resultou em cerca de 250 fotografias, disponíveis no site http://www.philmfotos.tumblr.com . Já Hmong escolheu o Vietnã como objeto, e, também munido de imagens históricas, captou a passagem dos anos naquele país.

Parque Ana Lídia

Criada há um ano pela agência de mídias sociais Table, A fanpage Brasília – Patrimônio Cultural da Humanidade conseguiu, com a ação, que cerca de 1,5 mil pessoas começassem a segui-los nesta semana. A iniciativa, que conta atualmente com mais 9 mil curtidas, foi pensada como um tributo à capital federal. No ano passado, usou o recurso da linha do tempo do Facebook para contar a história da cidade.

Anúncios

Um comentário em “Brasília ontem e hoje

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s