Todas as atrações da reconstruída Varsóvia

IMG_5442

Quem vai a Cracóvia, tem de aproveitar a oportunidade e conhecer Varsóvia. Distantes 300km, as duas principais cidades da Polônia são ligadas por voos diários, estradas em excelente estado e trens nem tão modernos, mas que valem a viagem pelo cenário visto de suas janelas.

IMG_5454

As principais atrações da capital polonesa mantêm vivas as lembranças de um país que sofreu com a ocupação nazista na Segunda Guerra Mundial e com o comunismo imposto pela extinta União Soviética.

IMG_5472

Totalmente destruída pelos alemães, a Cidade Velha foi meticulosamente reconstruída, trazendo de volta a arquitetura centenária e colorida dos prédios do centro histórico. O resultado da reconstrução beirou a perfeição, o que rendeu à Varsóvia o título de Patrimônio Cultural e Natural Mundial, concedido pela Unesco.

IMG_5488

IMG_5509O povo polonês resistiu bravamente ao domínio alemão. Resistência que inspirou o filme O Pianista, vencedor de três Oscars. O longametragem mostra a construção e o confinamento dos judeus em um gueto em Varsóvia, e a luta dos poloneses contra a ocupação.

Dos muros do gueto sobraram poucos pedaços e referências, mantidos como forma de preservar a história.

Outros monumentos e museus também contam essa história.

IMG_5504

Insurreição

Merece destaque o Museu da Insurreição de Varsóvia. Além do farto acervo de fotos, documentos, filmes e outros objetos, a interatividade aproxima o visitante da história. Imagine estar no museu e, de repente, sem qualquer aviso prévio, ouvir um bombardeio. Uma dica: aos domingos, a entrada é gratuita.

IMG_5552

Partindo do centro antigo, vale a pena andar pelo Caminho Real, uma das avenidas mais importantes da cidade, até o Parque Lazienki. Percorrida pela realeza, essa rota liga o castelo real, na Cidade Velha, aos magníficos palácios e jardins do parque.

IMG_5594

Já do período comunista, um enorme edifício no estilo das construções soviéticas pode ser visto de vários pontos da cidade. Embora também faça pate de um passado de opressão, o Palácio de Cultura e Ciência se mantém como o mais alto edifício da cidade, o que desagrada a muitos poloneses.

IMG_5621

Fryderyk Chopin

Além da beleza do centro antigo, dos parques e da história de Varsóvia, a cultura é outro ponto forte que justifica a esticada até a capital. Considerado um gênio da música clássica, Fryderyk Chopin passou em Varsóvia os 20 primeiros anos de sua vida. A casa onde morou hoje é um museu, com a maior coleção de lembranças do compositor, e onde se pode escolher qual canção se deseja ouvir.

IMG_5801

Muitos outros lugares da cidade fazem referência a Chopin, que mereceu até uma estátua no parque Lazienki, onde, de maio a setembro, são executados concertos em sua homenagem. Se tantas homenagens não fossem suficientes, alguns dos bancos espalhados pela cidade também tocam trechos de suas composições. É só se sentar e apreciar.

IMG_5784

IMG_5480Símbolo da cidade

Na praça central da Cidade Velha, uma estátua chama a atenção dos flashes dos turistas. Trata-se de uma sereia empunhando uma espada, símbolo da cidade de Varsóvia. Reza a lenda que uma sereia, vinda do mar, parou na praça para descansar. Gostou tanto do lugar que decidiu ficar. Um rico comerciante capturou e aprisionou a sereia até que um pescador ouviu seu lamento e a libertou. Como gratidão, a sereira se prontificou a proteger o pescador, a cidade e seus habitantes, razão de sua espada e de seu escudo.

Dica de hospedagem

Por ser a capital, a maioria dos hotéis de Varsóvia visam o público executivo. Por isso, a grande oferta de alojamento fica ao redor da estação central de trem. No entanto, tente se hospedar nas proximidades da rua Nowy Swiat, cheia de restaurantes e cafés e a uma curta distância da Cidade Velha.

IMG_5802

Um comentário em “Todas as atrações da reconstruída Varsóvia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s