Brasília terá camping projetado por Lucio Costa e Oscar Niemeyer

Brasília, por Marcello Casal Jr, da ABr

Sheila Oliveira, do Correio Braziliense

Tradicional meio de hospedagem em países europeus e nos Estados Unidos durante grandes eventos, como Copa do Mundo e Olimpíadas, o camping atrai turistas interessados em diárias econômicas. De acordo com o estudo Demanda Turística Internacional do Ministério do Turismo, divulgado na última semana, a procura pelo campismo no Brasil cresceu de 2,4% para 4,9% nos últimos seis anos. Somente 14 estados brasileiros oferecem esse tipo de estadia atualmente. Em Brasília, o camping projetado por Lucio Costa e Oscar Niemeyer como parte integrante do Plano Piloto, localizado no final da Asa Norte, foi desativado em 2009.

Com objetivo de ampliar a oferta de hospedagem mais barata no Distrito Federal, o governo local pretende inaugurar em maio de 2014 o novo local de acampamento, com capacidade total para 300 equipamentos, como motorhomes, trailers, barracas e minichalés. A primeira fase do projeto, no entanto, prevê 150 vagas até a Copa do Mundo, e o restante até o fim do próximo ano. Situado na parte final da Asa Sul, às margens da Estrada Parque Guará (EPGU) e em frente ao Zoológico de Brasília, o terreno de 40 mil m² está dentro da área do Parque das Aves. Anteriormente, o local era destinado à moradia do pessoal que construiu o metrô.

O camping deverá hospedar até 990 pessoas, segundo a média internacional para cada equipamento. Ainda não se sabe dos custos para os usuários. Mas a diária de um acampamento público varia de R$ 10 a R$ 25 por pessoa, segundo levantamento da Associação Brasileira de Campismo (Abracamping). “Por esse motivo, é um tipo de hospedagem alternativa e tão procurada por turistas. Fora do Brasil, o campismo faz parte da cultura dos viajantes. Infelizmente, o país está atrasado em relação a esse tipo de estadia”, destaca Luiz Edgar Tostes, diretor da entidade.

17 comentários em “Brasília terá camping projetado por Lucio Costa e Oscar Niemeyer

  1. to see in my country of the Sochi Olympics was the best, I love watching athletes in different parts of the countries.

    Curtir

  2. I’m a backpacker and I love travelling like this, I love to see countries and experience their cultures and traditions.

    Curtir

  3. Tourism is huge right now over the world because air transportation is getting cheaper.

    Curtir

  4. Tem algo esquisito na manchete. Se o camping projetado por Lúcio Costa e Niemeyer ficava no final da Asa Norte e foi desativado em 2009, como o novo camping no final da Asa Sul foi projetado por eles? O novo camping será uma cópia espelhada do original, é isso?

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s