Charlottetown – Nos passos dos pais da Confederação canadense

Charlottetown, PEI, Canada - Vista da baia

Renato Alves (texto e fotos)

Capital e maior cidade de Prince Edward Island (PEI), Charlottetown, com pouco mais de 40 mil habitantes, é a porta de entrada para a menor das 10 províncias canandenses,. As pacatas e planas ruas históricas de Charlottetown dispensam o carro. Andando, você explora o que há de melhor na localidade instalada no coração da ilha. Com muita história, prédios bem preservados, casario colorido, apresentações corriqueiras do folclore canadense e paisagens de tirar o fôlego, Charlottetown oferece uma imensa variedade de atividades para atender a todos os gostos e bolsos.

Charlottetown, PEI, Canadá

Em Charlottetown, a arquitetura vitoriana contrasta com o moderno Centro das Artes da Confederação, onde acontecem vários shows musicais e exposições, realizadas em suas galerias de artes. No verão, acontecem shows no parque Confederation Landing Peake’s Quay, lugar histórico situado à beira-mar. À noite, a agitação de Charllottetown fica por conta dos bares e restaurantes.

IMG_1519

Há diversos monumentos na cidade, como a Catedral Saint Dunstan, a Igreja Anglicana Saint-Paul, construída em 1896, a Catedral Anglicana Saint Peter, de 1869, a Igreja presbiteriana Saint James, e a Province House, o prédio onde aconteceu em 1864 a Confederação que deu origem ao Canadá.

Charlottetown, PEI, Canada - Bares na marina

Também valem a visita os museus, como o Founder’s Hall, que retrata a história do país, e o Acadian Museum, que conta a história dos acadianos da ilha, um grupo ético derivado dos primeiros colonizadores da ilha.

Viagem no tempo

Com trajes de época e interpretando os integrante da reunião que deu início à formação do país, atores profissionais perambulam pelo centro histórico atuando como se estivessem em 1864. Eles conversam entre si e com os visitantes, em roupas e chapéus elegantes. Também oferecem o serviço gratuito de guia turístico — subsidiado pela prefeitura –, percorrendo os principais pontos da Confederação e dando uma aula sobre esse momento.

Charlottetown, PEI, Canadá - Atores encenam a Confederação

Entre 1º e 8 de setembro de 1864, Charlottetown hospedou o que passaria a ser denominado Conferência de Charlottetown. Além de várias reuniões e negociações em casas da província, houve diversos vários eventos sociais, como bailes, durante essa semana.

Charlottetown, PEI, Canadá - Atores encenam a Confederação 2

Ao completar 150 anos, essa fase tão importante da história canadense é celebrada em Charlottetown ao longo de todo 2014, com 150 festivais culturais. A Conferência de 1864 de Charlottetown foi a primeira de uma série de reuniões que finalmente conduziu à criação da nação canadense, em 1867. Devido a este encontro, a Cidade de Charlottetown é conhecida como “O berço da Confederação”.

Charlottetown, PEI, Canadá - Centro histórico 2

Sabores e cores locais

A primeira vista que se tem de Charlottetown para quem chega de carro ou barco é a da marina, na parte mais baixa da cidade. No verão, ela concentra as mais badaladas atrações, com festivais de culinária e música.

IMG_1135

Quem desembarca no porto encontra e Peake’s Quay, um restaurante com varanda panorâmica e vista para o mar, onde moluscos e crustáceos dominam o cardápio. Charlottetown tem muita lagosta, pescada diariamente no Atlântico.

Charlottetown, PEI, Canadá - Jovens velejando

Embaixo do Peake’s Quay, há mais de uma dezena de pequenas lojas de lembrancinhas, voltadas aos turistas. Entre elas, vale destacar a a PEI Dirt Shirt, que vende roupas tingidas com a areia vermelha da ilha. Roupas, bonés, bolsas e outros itens são lavados na água com barro. Isso mesmo! Te vendem uma roupa com cara de suja, encardida. E elas fazem o maior sucesso entre os turistas.

Sorvete de grife

Caminhando por seu píeres, calçadas e na rua que margeia o porto, o turista se depara com muitas outras lojas de souvenieres, bares e restaurantes, onde pode tomar uma cerveja gelada, experimentar um bom vinho, provar as especialidades de frutos do mar ou tomar aquele que, para os canadenses, é o melhor sorvete do Canadá, da ilha ou do mundo.

De fabricação local, os sorvetes da marca Cows trazem uma infinidade de sabores. Todos com gosto de sorvete caseiro com pedacinhos de frutas. As lojas da Cows oferecem uma série de souvenieres da marca, que vão de brinquedos a camiseta com com o logotipo da vaquinha. Quem preferir, pode até um passeio guiado pela fábrica da sorveteria e conferir como são feitos os cremosos produtos dela.

Comes e bebes

Subindo até a Queen Street, a poucos metros do porto, há uma infinidade de restaurantes, um ao lado do outro. Um deles, o Sim’s, na esquina com Sydney Street, leva a fama de oferecer as famosas ostras de PEI. A mesma casa funciona como uma steak house. As ostras de PEI são vendidas a peso de ouro em alguns dos mais badalados restaurantes de Toronto e dos Estados Unidos.

Charlottetown, PEI, Canadá - Centro histórico 4

Se o seu negócio é café e seus derivados, com lanches e doces, há ao menos meia dúzia deles em quatro quadras vizinhas, no centro de Charlottetown. Os mais aconchegantes e ocupados por locais e visitantes são o Casa Mia Café e o Leonhard´s.

Georgetown, PEI, Canadá - PEsca de lagosta em passeio turistico por lago

Em 31 de maio de 1997, a Prince Edward Island celebrou a abertura oficial da Ponte da Confederação. Com 12,9km, ela se estende até o Estreito de Northumberland e oferece acesso fácil do continente até a Ilha, além das balsas e viagens aéreas.

Cerveja direto da fonte

A cerveja local também tem boa reputação, por causa da qualidade da água da ilha. E uma das melhores maneiras de conferir a fama é indo direto à fonte. Na visita à cervejaria PEI Brewing Company, a linha de produção é observada de uma passarela sobre os tonéis. Além de acompanhar a feitura da bebida, você pode experimentar as 10 variedades. Tem de blueberry ale, produzida com as frutinhas da ilha, à lager Beach Chair, outro rótulo popular na casa.

Charlottetown, PEI, Canadá - Atendente na PEI Brewing Co.

A cervejaria tem mesas e cadeiras de boteco sofisticado, um palco para música ao vivo nos fins de semana e, claro, uma lojinha com todas lembrancinhas da marca. A cervejas dali são servidas em vários restaurantes locais, entre eles o Gahan Restaurant, na Victoria Row, a rua mais badalada de Charlottetown.IMG_1264

Para saber mais

Príncipe inglês

A Ilha de Prince Edward recebeu este nome em homenagem ao príncipe Edward da Inglaterra, em 1799. Seu primeiro nome foi Abegweit, que significa “início nas ondas”, dado pelos índios Mi’kmaq. Depois, foi chamada Ilha de St. Jean pelos franceses e Ilha de St. John pelos ingleses que a colonizaram.

IMG_1274

Em 1764, o capitão Samuel Holland foi nomeado inspetor-geral e a ele foi dada a tarefa de inspecionar as terras que eram de posse britânica no Novo Mundo. Ele sugeriu que a região onde se encontra a cidade de Charlottetown fosse escolhida para sediar uma das primeiras cidades da ilha e a nomeou Charlotte Town (primeiramente separado) em homenagem à rainha Charlotte, esposa de George III da Inglaterra.

Charlottetown, PEI, Canadá - Centro histórico 5

Um ano depois, a cidade de Charlotte Town foi designada capital da província. O governo formal na cidade teve início com a chegada do governador Walter Patterson em 1770. Além de ser o centro administrativo da ilha, Charlottetown também era o quartel general para as forças armadas. Charlottetown tornou-se cidade depois da reunião geral da ilha de príncipe Edward, em abril 1855.

Charlottetown, PEI, Canadá - Centro histórico 3

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s