Motivos para visitar e estudar em Coimbra

IMG_2378 - Copia - Copia - Copia

Eliane Moreira (texto) e Renato Alves (fotos)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) trouxe uma novidade em 2014: pela primeira vez, as notas obtidas no exame serão adotadas na seleção de candidatos para uma das instituições de ensino superior mais antigas do mundo, a Universidade de Coimbra, em Portugal. A tradicional instituição portuguesa é a principal atração turística da cidade. Mas não é a única. Coimbra surpreende pela arquitetura e pela quantidade de atrações esparramadas por suas ruas, becos, praças e vielas.

IMG_2433 - Copia - Copia - Copia

Às margens do rio Mondego, o centro histórico se divide em parte baixa e parte alta. A baixa concentra o comércio, com restaurantes, farmácias, lojas, bancos, tudo em meio a casarões antigos, característicos de todo o centro histórico, o que torna o passeio pela região bastante agradável.

IMG_2382 - Copia - Copia - Copia

Lugar ideal para comprar souvenires ou experimentar os tradicionais doces da confeitaria portuguesa. É também o ponto indicado para se hospedar, já que por ali não faltam bons hotéis.

IMG_2428 - Copia - Copia - Copia

IMG_2414 - Copia - Copia - CopiaPara chegar ao bairro alto, o acesso se dá pelo Arco de Almedina ou Porta da Barbacã. Resquício da época medieval, em que se construíam muralhas protegendo as zonas mais vulneráveis da cidade, o arco está bem conservado e marca o início da subida à famosa universidade.

Pelo caminho, observe que o cenário da parte alta lembra a nossa Ouro Preto, em Minas Gerais. Repare nas repúblicas de estudantes, e no clima boêmio que cerca os bares e restaurantes.

Pelas ladeiras acima,  também se ouve o fado português, mas um fado diferente, cantado por alunos embalados por generosas doses de ginja, bebida a base de licor, típica da região, acompanhados pelo toque da exclusiva guitarra de Coimbra.

No meio do caminho, tome um fôlego na Sé Velha, igreja que mais parece  uma fortaleza, com uma arquitetura que combina influências renascentistas e traços mourísticos.

IMG_2419 - Copia - Copia

Chegar à universidade é se misturar a turistas do mundo inteiro, trazidos por  dezenas de vans e ônibus que diariamente estacionam em sua rua principal, para visitar suas dependências, por meio de tours guiados. A principal atração é a Biblioteca Joanina, com mais de 200 mil livros dos séculos 16 a 18, distribuídos por três salões barrocos luxuosamentes decorados.

IMG_2410 - Copia - Copia - Copia

A universidade também é conhecida por suas tradições centenárias. Estudantes assistem a aulas com capas pretas sobre uniformes clássicos. As vestes trazem fitas coloridas, de acordo com o curso do estudante, e pequenos escudos, que indicam, entre outras coisas, honrarias recebidas pelo universitário.

IMG_2405 - Copia - Copia - Copia

IMG_2390 - Copia - Copia - CopiaDo outro lado do rio

Além do centro histórico, atravessando o rio Mondego, na parte baixa da cidade, outras atrações justificam a ida à Coimbra. E, como na parte alta, tudo pode ser visitado em uma caminhada.

O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, fundado no século XIV, passou por uma longa e demorada reforma, e hoje abriga um museu com acervo de peças arqueológicas, salas de exposições, loja e cafeteria.

Já a Quinta das Lágrimas foi cenário do romance entre o nobre herdeiro do trono português Pedro e a humilde aia Inês de Castro.

Tragédia real comparável ao drama shakespereano Romeu e Julieta.

IMG_2409 - Copia - Copia - Copia

IMG_2406 - Copia - Copia - Copia“Inês é morta”

Amantes e mesmo após quatro filhos, o romance de Pedro e Inês nunca foi aceito pela corte portuguesa. Aproveitando uma ausência de Pedro, o rei mandou assassinar Inês. Inconformado, ao assumir o trono, Pedro ordenou que desinterrassem Inês, que a vestissem com trajes reais e a coroassem rainha. Daí surgiu a expressão “não adianta, agora a Inês é morta”.

A Quinta das Lágrimas tornou-se um hotel de luxo, mas ainda é possível caminhar por seus jardins e imaginar os fatos que ocorreram ali há algumas centenas de anos.

Para as crianças, o parque Portugal dos Pequenitos reproduz em miniaturas os principais monumentos portugueses. Uma extensa programação anual oferece outras atividades para os pequenos, como apresentação de mágicos e exposição de bonecas (confira no http://www.portugaldospequenitos.pt).

IMG_2425 - Copia - Copia - Copia

Como chegar

Ônibus e trens saem diariamente em direção a Coimbra, partindo tanto de Lisboa (a cerca de 200 km), quanto do Porto (120 km). Para saber os horários, consulte os sites http://www.rede-expressos.pt e http://www.cp.pt. Caso opte por viajar de trem, saiba que Coimbra conta com duas estações. Desça na estação Coimbra B e aí pegue aí um táxi até o centro da cidade.

IMG_2437 - Copia - Copia - Copia

Se preferir alugar um carro, siga pela rodovia A1, em direção ao norte, caso parta de Lisboa, ou em direção ao sul, saindo do Porto. As estradas bem sinalizadas tornam a viagem prazerosa, mas saiba que não vale a pena utilizar o carro para andar pelas ruas de Coimbra.

IMG_2395 - Copia - Copia - CopiaOnde ficar

Hotel Vitória – com quartos bastante espaçosos e uma bela vista para a cidade alta, esse duas estrelas se destaca pelo excelente custo benefício e gentileza dos funcionários. No térreo, o restaurante Vitória, bastante frequentado pelos moradores da cidade, foge do circuito turístico, mas oferece ótimas refeições. http://www.hotelvitoria.pt

Hotel Oslo – a duas quadras do Hotel Vitória, o Oslo tem tradição e oferece a mesma vista para a cidade alta, mas com preços mais salgados. http://www.hoteloslo-coimbra.pt

Hotel Quinta das Lágrimas – pequeno hotel de luxo, o belo palacete possui  quartos amplos, dois restaurantes, jardim botânico e spa. Nas paredes dos quartos, versos do poeta português Luis de Camões sobre os amantes Pedro e Inês. http://www.quintadaslagrimas.pt

Um comentário em “Motivos para visitar e estudar em Coimbra

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s