Semana Santa em Goiás Velho

Procissão do Fogaréu 2

Patrimônio Mundial, a Cidade de Goiás, também conhecida como Goiás Velho, prepara uma intensa programação para a Semana Santa de 2015. Um dos destaques do programa é a Procissão do Fogaréu, que atrai, anualmente, centenas de turistas para a cidade, mas as celebrações religiosas ocorrem já desde 15 de março, com o início da Semana dos Passos, que remonta os passos de Jesus Cristo, da Morte à Ressurreição.

Procissão do Fogaréu 4

Já no dia 23, começa a Semana das Dores, que tem Maria como sua figura principal. As duas semanas brindam o final do período da Quaresma, preparando a comunidade católica da antiga Vila Boa de Goiás para a celebração da Páscoa.

A Semana Santa tem início no Domingo de Ramos, dia 29 de março, com missas e a Procissão de Ramos. Na Quarta-Feira Santa, dia 1º de abril, as celebrações contam com a participação das crianças, que integram a Caminhada pela Paz e o Fogareuzinho.

Procissão do Fogaréu 6

Durante a noite, a encenação da Via Sacra antecede a Procissão do Fogaréu, que começa à meia noite. Missas, caminhadas, vigílias e celebrações continuam até o Domingo de Páscoa, que celebra a Ressurreição de Cristo.

Procissão do Fogaréu

As atividades da Semana Santa envolvem a população em torno da crença e das tradições religiosas do calendário católico. Foram identificadas no Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) do município, concluído recentemente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Ministério da Cultura em parceria com a Prefeitura Municipal de Goiás. O INRC elenca a Semana Santa como uma das referências culturais mais significativas do município.

Entre as atividades artísticas programadas para o período na antiga capital do Estado, destaca-se a realização do Concerto de Páscoa, que será realizado no Sábado Santo (4), na Igreja do Rosário, com apresentação da Academia dos Renascidos. O grupo fundado pelo tenor Alberto Pacheco e a pianista Andrea Luisa Teixeira apresenta um repertório vocal luso-brasileiro.

Outro destaque vai para a Exposição Fotográfica Itinerante Um Círculo do Ciclo, que apresenta fotografias e desenhos que retratam quatro municípios goianos durante o ciclo do ouro.

Procissão do Fogaréu

A Procissão do Fogaréu é uma antiga tradição vilaboense, introduzida ainda no século 18 e retomada pela população em 1965, por iniciativa da Organização Vilaboense de Artes e Tradições.

Procissão do Fogaréu 3

A procissão encena a perseguição a Jesus por seus inimigos, antes de ser preso e crucificado. No formato atual, estes inimigos são representados por 40 farricocos, homens descalços, vestidos com túnicas e encapuzados, portando tochas acesas.

Procissão do Fogaréu 7

O trajeto começa e termina na frente da Igreja da Boa Morte, passando pela Igreja do Rosário e pela Igreja de São Francisco de Paula, tendo seu ritmo ditado pela fanfarra que, com diferentes tipos de toques, impõe a marcha dos farricocos. A procissão ocorre sempre à meia noite da Quarta-Feira de Trevas e é um dos símbolos que representa a cidade para os seus visitantes.

2 comentários em “Semana Santa em Goiás Velho

  1. Incrível! Adorei descobrir todos esses detalhes sobre a programação da Semana Santa. A procissão do fogaréu foi o que mais me deixou curiosa. Tem muita gente que vai para assistir?

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s