Dragões, as cachoeiras que ficam em um mosteiro de Pirenópolis (GO)

Mosteiro Zen Eisho-Ji4

Gabriela Lima, do blog Naturalmente

Um lugar em meio às belezas naturais do Cerrado que alia a prática da filosofia zen à preservação ambiental. Assim é o Mosteiro Zen Eisho-Ji, em Pirenópolis. A propriedade abriga um templo para meditação e área de hospedagem para praticantes budistas, mas tem atraído cada vez mais leigos por conta do ecoparque onde ficam as Cachoeiras dos Dragões.

Mosteiro Zen Eisho-Ji3

O mosteiro conta 900 hectares de santuário ecológico a cerca de 1.270 metros de altitude. O ecoparque oferece uma trilha de 3 quilômetros com oito quedas de água aberta à visitação.

A trilha é circular. Começa pela cachoeira Portão do Dragão, seguida pela Dragão Azul, Pérola do Dragão, Nuvens do Dragão, Dragão Verdadeiro, Dragão Voador, Dragão do Céu e Rei dos Dragões. Em cada uma delas há uma placa com uma lenda explicando o nome da cachoeira.

Mosteiro Zen Eisho-Ji2

De dificuldade moderada, a trilha oferece um visual remete à Chapada dos Veadeiros, com direito a paredões de pedra e campos floridos com chuveirinhos (Actinocephalus ciliatus) e canelas-de-ema. Cachoeiras com poços verdes e quedas imponentes completam a aventura.

Dicas
A reserva ecológica fica a 38 quilômetros da cidade, sendo 30 quilômetros de rodovia pavimentada e 8 quilômetros de estrada de chão. A parte sem asfalto requer atenção do motorista, pois é composta de subidas e descidas trepidantes, passando por dentro de córregos.

Julho e agosto não são as melhores épocas do ano para visitar o ecoparque, por conta do tempo seco. No último fim de semana, as maiores quedas do lugar (Nuvens do Dragão, Dragão Verdadeiro, Dragão Voador e Rei dos Dragões) estavam com pouquíssima água. O melhor visual ocorre durante o período úmido.

Outra dica: apesar das placas indicarem um “ecoparque”, o local não possui infraestrutura para o turismo comercial. No mosteiro, o visitante encontra banheiros, mas é preciso levar água e comida.

O mosteiro foi fundado pelo Mestre Ryotan Tokuda em 2001. Para os interessados em passar por uma experiência ou se aprofundar no zen budismo, há retiro de meditação intensa todos os meses. Nesse período, os praticantes se hospedam no local e, durante 7 dias consecutivos, fazem de zazen (meditação), samu (trabalho), sutras (cerimônia), teisho (aulas, estudos e palestras). Ficou interessado? Confira a programação no site http://eishoji.com.br.

Como chegar
Local: Mosteiro Zen Eisho-Ji
Endereço: Várzea do Lobo, zona rural de Pirenópolis, a 38 km do centro da cidade. Fica a 120 km de Goiânia e a 150 km de Brasília
Ingresso: R$ 40. Crianças até 9 anos não pagam
Contato: 9629-4063

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s