Todos os encantos do interior do Tocantins

 

Safari no Jalapão

Água fresca, sossego e aventura. Tudo isso pode ser encontrado no interior do Tocantins. O estado da região norte tem opções para todos os perfis, gostos e bolsos.

PARQUE ESTADUAL DO JALAPÃO

O que oferece: Paisagem de Cerrado, com direito a dunas, rios encachoeirados, nascentes e formações rochosas, a região também conta com passeios ecológicos e esportivos. Algumas atrações são o rafting, nas corredeiras do Rio Novo; a Cachoeira da Velha, que apesar de não ser propícia para banho oferece um espetáculo para quemassiste a queda d’água; a Cachoeira do Formiga, com águas transparentes e que formam uma piscina natural comoitometros de diâmetro; e as dezenas de fervedouros comáguas claras e impossível de afundar; e ainda a vista do Mirante, na Serra do Espírito Santo.

Jalapão, o deserto das águas

Por que ir: Ideal para descanso e contato coma natureza, o Jalapão conta uma área de 34mil km, envolvendo sete municípios: Lagoa do Tocantins, Novo Acordo, Lizarda, Mateiros, Ponte Alta do Tocantins, Santa Tereza do Tocantins e São Félix do Tocantins.

Distância de Palmas: 180 km

Acesso: De Palmas, seguindo 64 km pela TO-050 até Porto Nacional, e depois 116km pela TO-255, até Ponte Alta do Tocantins.Outra opção é pela
TO-020, sentido Norte, comacesso para NovoAcordo. Também pode-se trafegar pela TO-030, interligação com Taquaruçu e Santa Tereza do Tocantins.

Informações: jalapao.to.gov.br

CANTÃO

O que oferece: Turismo de aventura, ecoturismo e muita fauna e flora para serem observadas.Quem visita a região pode desfrutar de rios, trilhas e igapós. Entre as praiasmais visitadas estão emdestaque as do Rio do Coco e algumas praias do Araguaia. Nesta época é possível desfrutar de passeio de canoa por dentro das florestas e também realizar pernoites por dentro do parque.

Cantão

Por que ir: Comuma grande riqueza natural, a região conta commais de 800 lagos, ideal para quem quer conhecer umpouco dos três maiores ecossistemas brasileiros, que fazem parte da região: o Pantanal, a Floresta Amazônica e o Cerrado.O local integra ainda a Área de Proteção Ambiental da Ilha do Bananal, o Parque Estadual do Cantão, o Parque Nacional do Araguaia e o Parque Indígena do Araguaia, formado pelas etnias Karajá e Javaé. O parque compreende os municípios de Araguacema, Caseara, Lagoa da Confusão e Pium.

Distância de Palmas: 250 km

Acesso: Avia de entrada ao parque mais direta é por Caseara.Há outra rota de acesso,menos direta, de Palmas a Pium, e de lá por rodovia sem asfalto até o Rio Javaés, no limite sul do parque, a partir da Fazenda Macaúba.

Informações: (63) 3472-1158 ou jalapao.to.gov.br/cantao/21

ILHA DO BANANAL

O que oferece: Com cerca de 20mil quilômetros quadrados, a maior ilha fluvial do mundo fica em grande parte do ano submersa, ressurgindo exuberante a cada período de seca e trazendo, praticamente intocada, uma riquíssima biodiversidade – resultado do encontro da Floresta Amazônica como Cerrado. É possível visitar o Museu dos Povos Indígenas da Ilha do Bananal Javaé e Karajá; realizar observação de pássaros e trilhas, tomar banho emlagos naturais. A Mina Azul, piscina natural de águas límpidas e tranquilas, é o lugar ideal para o visitante nadar sossegado, aproveitando a água pura que flui de uma fenda na pedra de calcária.

Ilha-do-Bananal-e-Rio-Araguaia-Foto-Márcio-Di-Pietro

Por que ir: Um dos grandes atrativos é a emoção da pesca esportiva do local, podendo-se fisgar grandes exemplares de piraras, pirarucus, surubins e caranhas, entre outros.Municípios que compõe a região: Formoso do Araguaia,Gurupi, Lagoa da Confusão e Peixe.

Distância de Palmas: 220 km

Acesso: BR-153 e TO-255

Informações: (63) 3357-2480

PARQUE ESTADUAL DO LAJEADO

O que oferece: Numa área de aproximadamente 10 mil hectares, já foram catalogadas mais de 100 cachoeiras, 13 grutas e cavernas, sítios arqueológicos com pinturas rupestres, além de inúmeros brejos, córregos, nascentes e ribeirões.

PARQUE ESTADUAL DO LAJEADO

Por que ir: Oferece contato com a natureza emumparaíso ecológico, formado pormananciais que abastecemas localidades próximas. É indicado para grupos de amigos e famílias que desejam realizar atividades como caminhadas, contemplação e interpretação. Em volta do parque foi criada a Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra do Lajeado, que abrange os municípios de Palmas, Lajeado e Aparecida do Rio Negro, a fim de melhor conservar seu bioma.

Distância de Palmas: 52 km

Acesso: TO-020, rumo a cidade de Aparecida do Rio Negro. A entrada do parque está localizada no Km24. Percorre-se um acesso tranquilo de 1
km de estrada de terra até a sede do parque, bastando apenas seguir a sinalização.

Informações: gesto.to.gov.br/uc/50/

BICO DO PAPAGAIO

O que oferece: Uma das características mais marcantes são as praias às margens do Araguaia. Entre as mais badaladas, está a Praia do Fernando, em Tocantinópolis; as praias da Ponta e São Bento, em Araguatins; e o Balneário Manga, em Angico.

BICO DO PAPAGAIO

Por que ir: a região do Bico do Papagaio é a área de transição entre o Cerrado e a Floresta Amazônica.

Distância de Palmas: 517 km

Acesso: BR-153 e BR-226

Informações: (63) 3474-2140

SERRAS GERAIS

O que oferece: Formações Rochosas e cachoeiras como a do Registro, no Rio Ribeirão Sobrado, estão entre os atrativos da região. Além da Gruta dos Caldeirões, em Taguatinga, e os Rios Azuis, em Aurora do Tocantins.

SERRAS GERAIS

Por que ir: A região Sudeste do Estado reúne cidades antigas acolhedoras, que abrigam casarões, igrejas, ruínas e uma cultura popular ainda preservada, na culinária típica. Serras Gerais forma a maior cadeia de serras do Brasil.Os municípios que pertencem a essa região turística são:Almas,Arraias,Aurora do Tocantins, Dianópolis, Natividade, Paranã, Rio da Conceição e Taguatinga.

Distância de Palmas: 304 km

Acesso: BR-010

 

VALE DOS GRANDES RIOS

O que oferece: Na região, banhada pelos afluentes do Araguaia, pode-se desfrutar das praias do Rio Tocantins e conhecer o Monumento das Árvores Fossilizadas. A Cachoeira Véu da Noiva, os Parques das Águas e a Praia do Garimpinho são os grandes atrativos.

Por que ir: Abriga cidades do Norte do Estado banhadas pelos rios Araguaia e Tocantins. Fazem parte da região osmunicípios: Araguaína, Babaçulândia, Filadélfia, Itacajá, Pau D´arco eWanderlândia.

Distância de Palmas: 368 km

Acesso: BR-153

PORTO NACIONAL

O que oferece: Há oferta diversificada de atrativos naturais para banho, como: a Ilha do Porto Real,Morro Pôr-do-Sol, Cachoeira Molha Chinelo, Cachoeira Taboquinha, Cachoeira Azuis, Saco da Serra, Balneário Belcar, além do Museu Histórico de Porto Nacional.

Por que ir: Principal portão de entrada e grande centro de distribuição do fluxo turístico do Tocantins, apresenta grande concentração de atrativos históricoculturais, um conjunto histórico/arquitetônico emuitomais.

Distância de Palmas: 52 km

Acesso: TO-050

PARAÍSO DO TOCANTINS

O que oferece: A cidade é privilegiada com uma das vistas que mais encanta e atrai turistas: a Serra do Estrondo. A serra que é sinônimo de fé e peregrinação na cidade, é um bom destino para passeios e caminhadas ecológicas.

Distância de Palmas: 63 km

Acesso: BR 153

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s