A rota do Blues, de Chicago a Nova Orleans

Você já ouviu falar sobre a Rota do Blues, nos Estados Unidos? Trata-se de um trajeto de carro traçado pela Route 61 especialmente para os amantes deste ritmo, com início em Chicago e término em Nova Orleans.

A estrada lendária oferece o melhor da música em cada parada e ao longo de mais de mil quilômetros será possível se deparar com locais de nascimento de artistas, lojas de discos de vinil e até mesmo alguns estúdios de gravação importantes para a história do blues no que promete ser uma daquelas road trips para ficar na memória.

Parada 1: Chicago

Para percorrer essa estrada, a saída de Chicago é perfeita e uma passagem pela Maxwell Street é praticamente obrigatória. Ali, alguns músicos de rua tocam no novo mercado e fazem questão de manter a tradição do blues mais viva do que nunca na cidade. À noite, o Chicago B.L.U.E.S é palco de shows mais contemporâneos, que mostram que a música continua se renovando por aqui.

1

Fotovia

Parada 2: Nashville

Saindo de Chicago é o trecho mais longo da viagem: são cerca de 7 horas até Nashville, no Tenesse. É lá que você irá encontrar algumas das mais famosas gravadoras de música dos Estados Unidos, como o Studio B, recordista em lançamentos de sucesso no país. Talvez por isso Nashville tenha ficado conhecida como Cidade da Música – e o título faz todo sentido quando pensamos que a cidade conta com mais de 120 espaços dedicados à música ao vivo.

2

Foto © Visite os USA

Parada 3: Memphis

A cidade é lar do Museu Stax de Soul Music Americana, em que a antiga sede da gravadora Stax Records foi reconstruída para relembrar sua história. Artistas comoIsaac Hayes e Aretha Franklin já passaram por aqui e dizem que até mesmo Elvis Presley começou sua carreira no Memphis, no Sun Studio. A dica é ir para a Beale Street assim que cair a noite e conferir as apresentações dos ótimos artistas de rua que passam por ali.

3

Foto © Euan Ferguson

Parada 4: Nova Orleans

A influência de franceses, espanhóis, cubanos e africanos trouxe uma cultura cheia de miscigenação à Nova Orleans. Aqui, é impossível não perder algum tempo no French Quarter, local que inspira músicos, escritores e artistas que passam pela cidade. Uma boa dica é passar a noite no The Spotted Cat, onde é possível escutar um blues no estilo antigo, com instrumentos improvisados. Apesar de ter ficado devastada após a passagem do furacão Katrina, a cidade já se reergueu quase por completo e ainda tem muito o que oferecer aos visitantes, principalmente aos que estão em busca de boa música.

4

Foto © The Tour Expert

 

Confere só o mapa com a sugestão de roteiro.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s