Cinco lugares imperdíveis no Peru

Construções na famosa Machu Picchu

Uma visita ao país não é completa sem uma peregrinação à magnífica cidadela inca de Machu Picchu, mas na verdade esse lugar admirável é só um vislumbre de 5 mil anos de história. Em Chan Chan, percorra os remanescentes empoeirados de uma grande cidade, as maiores ruínas pré-colombianas das Américas. Sobrevoe os enigmáticos geoglifos gravados na terra árida em Nazca. Ou aventure-se pela floresta montanhosa que circunda a fortaleza de Kuelap. Os grandes museus de Lima, com cerâmicas de valor inestimável, ouro e alguns dos mais requintados tecidos do mundo, revelam em detalhes a sofisticação, a técnica e a paixão de civilizações perdidas. Visite comunidades remotas e veja como as tradições milenares ainda sobrevivem. Mergulhe na essência peruana e, quando sair de lá, terá chegado mais perto do passado.

 

1. O Vale Sagrado

Vista de uma fazenda no Vale Sagrado
©Philip Lee Harvey/Lonely Planet

 

Aldeias labirínticas, ruínas de postos militares avançados incas e terraços agrícolas usados desde tempos imemoriais são ligados pelo rio Urubamba, que se curva e se alarga na travessia do Vale Sagrado. A localização estratégica, entre Cuzco e Machu Picchu, torna esse destino pitoresco a base ideal para explorar os famosos mercados e as ruínas da região. As acomodações variam de pousadas acolhedoras a resorts de luxo, e as opções de aventura incluem passeios a cavalo, rafting e caminhadas que levam a aldeias remotas de tecelões e agricultores.

 

2. Chan Chan

Chan Chan, a extraordinária capital chimu, é a maior cidade pré-colombiana das Américas e a maior cidade de adobe do mundo. Chegou a ter cerca de 60 mil habitantes. Autêntica arca de tesouros, é hoje um trabalho em andamento – o complexo de Tschudi é a única das dez cidadelas muradas no seu interior restaurada à sua antiga glória. Apesar das agruras provocadas pelo El Niño ao longo dos anos, os pátios cerimoniais, as paredes ornamentadas e as labirínticas salas de audiência de Chan Chan são sinônimo de resistência.

 

3. Machu Picchu

Quem nunca sonhou com uma aventura explorando Machu Picchu?
©Tom Robinson/Lonely Planet

 

Fantástica cidadela inca ignorada pelo mundo até ser redescoberta no início do século 20, Machu Picchu se destaca entre as ruínas. Com terraços cor de esmeralda e cercada por picos íngremes e desfiladeiros andinos que ecoam no horizonte, o lugar simplesmente ultrapassa a imaginação. É lindo. Essa maravilha da engenharia resistiu a seis séculos de terremotos, invasões estrangeiras e um clima inclemente. Explore-a à vontade, perca-se entre os templos de pedra e escale as alturas vertiginosas do Wayna Picchu.

 

4. Surfe na Costa Norte

Surfistas em busca de verão eterno vão em bando para a costa norte do Peru atrás de algumas das ondas mais longas e consistentes do mundo. O território do surfe culmina na movimentada Máncora, o único balneário praiano de verdade do Peru, testado e aprovado. Tanto surfistas como adoradores do sol acorrem o ano inteiro a esse point sul-americano e seu litoral em forma de lua crescente.

 

5. Trujillo

Interior impressionante do Huaca de la Luna (Templo da Lua)
©Matt Munro/Lonely Planet

 

Erguendo-se do deserto de areia como uma miragem caleidoscópica de cores coloniais, a velha Trujillo é uma deslumbrante mostra de esplendor conservado. Seu centro histórico é repleto de igrejas bacanas, mansões e outras construções coloniais preservadas, que dão à cidade uma atmosfera agradável. Próxima a impressionantes ruínas das culturas chimu (como Chan Chan) e mochica (como as Huacas del Sol y de la Luna), Trujillo supera facilmente suas rivais do norte em estilo e graça.

 

Esta matéria faz parte do guia Peru, da Lonely Planet, também disponível em e-book.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s