Tuk tuk ganham as ruas de Brasília

Tuk tuk em Brasília

Do Correio Braziliense

Transporte tradicional na Tailândia e disseminado em países da América Central e da Ásia tem sido destaque nas ruas do Distrito Federal. O estilo é padrão: na cor amarela, o tuk-tuk carrega até três passageiros na cabine traseira, conduzidos por um motociclista. A moto que move o triciclo faz em média 25 km por litro. A finalidade de uso varia: pode ser transporte turístico ou condução de funcionários e clientes de empresas.

Na única concessionária que comercializa o tuk-tuk no DF e Entorno, a média de venda dos três modelos variava de 15 a 25 por mês até janeiro, segundo números divulgados. Mas, até ontem (24/2), uma semana antes do fim de fevereiro, as vendas já tinham chegado a 35.

A popularidade do produto, em Brasília desde outubro de 2014, aumentou em um momento de crise na economia do país. Osório de Oliveira Cordeiro, desempregado há um ano, disse que não sabia mais como voltar ao mercado de trabalho até que descobriu o tuk-tuk. Ele, que trabalhou como motorista de caminhão por 10 anos e de ônibus por três, investiu cerca de R$ 15 mil e se tornou patrão e funcionário de si mesmo.

Acostumado com a região do ParkWay, decidiu estacionar o veículo ali, próximo a um ponto de ônibus, à espera de clientes. “Pego dois passageiros e deixo na porta de casa, porque a distância da parada é grande. E cobro R$ 4 de cada um”, conta. Em 20 dias de trabalho, rodou mais de 5 mil km, transportando até 40 clientes por dia.

Made in Peru

O primeiro modelo de triciclo como esse — para transporte de passageiros — em Brasília completou quatro meses de existência. O comprador foi Aylton Tristão, 45, dono do Bar Godofredo. Ele conta que importou o modelo do Peru, em uma visita a Machu Picchu. Viu que os bares utilizavam o veículo para transportar clientes e decidiu fazer o mesmo no estabelecimento da capital. A iniciativa de implantar o transporte gratuito para clientes que ingeriram bebida alcoólica rendeu o Prêmio Sem Excesso, entregue pela Associação Brasileira de Bebidas e com apoio da Abrasel.

Tuc tuc do Godofredo

O veículo circula, em velocidade máxima, a 60 km/h. Além disso, segundo a Resolução nº 129 do Código de Trânsito Brasileiro, o uso de capacete é dispensado para condutor e passageiros de triciclo automotor com cabine fechada. Mas a circulação deve ser feita em vias urbanas e deve-se utilizar cinto de segurança. O tuk-tuk obedece a essas determinações.

Passeio

O empresário João Carlos Miranda Coelho descobriu o tuk-tuk há três meses, quando passava pela Cidade do Automóvel. Ele e a noiva, Lana Carolina Ribeiro de Alencar, gerenciavam o próprio negócio de alugar veículos. Quando viram o triciclo, ficaram curiosos. “Pensamos: aqui não tem um transporte característico, como as praias que têm o bugue. Então, decidimos utilizá-lo para turismo. O cliente passeia e sente mais a cidade por ser um veículo aberto”,conta.

O lançamento do serviço, no sábado de carnaval, chamou a atenção do proprietário do tuk-tuk. A exposição do veículo no bloco Babydoll de Nylon atraiu olhares curiosos: “Muita gente parava para tirar foto e perguntar sobre o tuk-tuk”, lembrou João Carlos. Segundo ele, houve autorização do Detran-DF para divulgar o serviço no bloco.

Com 585 km rodados, o mototurismo de João já carregou 80 passageiros em um percurso que parte da Torre de TV, desce o Eixo Monumental, passa pela Praça dos Três Poderes e sobe até o Memorial JK. Esse passeio tradicional dura 40 minutos e sai por R$ 25, com direito a água e refrigerante. João também faz serviço de mototáxi à noite.

A ideia de utilizar o transporte alternativo, para o empresário, é uma saída para a crise por ser um investimento relativamente barato e com uma rentabilidade muito boa. O modelo, utilizado com a finalidade turística e de transporte, também começou a ser disseminado em cidades do interior de Goiás. Em dezembro, uma cooperativa de motoristas de Pirenópolis passou a aderir ao serviço. Até o fim do mês, o tuk-tuk da cidade, batizado de “Táxi Tur”, já havia transportado 300 passageiros.

Um comentário em “Tuk tuk ganham as ruas de Brasília

  1. O GDF está praticando ilícito ao incentivar o exercício da atividade de GUIA DE TURISMO por quem não possui a credencial do Ministério de Turismo nem fez o curso de Técnico em Guia de Turismo (em 2015 era R$6.090,00 no Senac). Há ainda que respeitar a Agência de Viagens e Turismo e o Transportador Turístico, que possuem CNPJ. Com o status de Sub Secretaria de Turismo e o DESMANTELAMENTO DO CONDETUR, apesar de já ter ocupado o cargo de Secretário de Estado de Turismo do DF e da família já ter explorado empresa de Turismo Rural, o Governador Rollemberg não valoriza o setor turismo, que agrupa 105 ocupações e é uma das Vocações Regionais do DF. Jaime Recena é da gastronomia e tem muitas limitações para ser o gestor do turismo do DF. Em 2014 a Setur DF tinha 81% dos servidores entre cedidos por órgãos do GDF ou contratos temporários. Tem que haver melhor administração pública no turismo do DF.

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